sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cooperação/”Guiné-Bissau quer aprofundar e dinamizar cooperação com Cabo Verde nas diferentes áreas de interesse mútuo” diz Salomé Allouche

Bissau,20 Abr 23(ANG) – A secretária de Estado das Comunidades , Salomé Allouche, manifestou quarta-feira, na Cidade da Praia, o interesse da Guiné-Bissau em promover e dinamizar as relações de cooperação com Cabo Verde nas diferentes áreas de interesse mútuo.

A governante avançou estas informações à imprensa, no final de um encontro com o ministro cabo-verdiano das Comunidades, Jorge Santos, no quadro da sua visita oficial a Cabo Verde.

“Queremos reiterar aqui a nossa vontade de poder aprofundar e dinamizar a nossa relação em diferentes domínios de interesse mútuo através de implementação de acordos na área das Comunidades. Sabemos que o Governo de Cabo Verde e o ministro das Comunidades têm muita experiência nessa área então nós aproveitamos e falamos bastante sobre este assunto”, declarou.

Durante o encontro, prosseguiu, foi abordada a possibilidade da realização de uma comissão mista, mas frisou que a criação dessa comissão só será possível depois das eleições legislativas na Guiné-Bissau, previstas para 04 de Junho próximo.

Salomé Allouche manifestou ainda a vontade do seu país em celebrar o acordo de mobilidade e de livre circulação das pessoas com base na reciprocidade, entrada e permanência também das comunidades nos dois países: Guiné-Bissau e Cabo Verde.

“Temos também todo o interesse na criação e adopção de um projecto da mobilidade, de segurança social e acordo de reconhecimento da carta de condução tanto do cidadão guineense que vem para cá poderem utilizar a carta de condução e também a comunidade cabo-verdiana que vai para a Guiné-Bissau poderem, também, utilizar a carta”, indicou.

Apontou ainda a intenção de estabelecer uma troca de experiências em matéria da gestão das comunidades e na área da agricultura.

Por sua vez, o ministro das Comunidades de Cabo Verde Jorge Santos, destacou a importância das relações entre os dois países e a necessidade de apostar na melhor integração das comunidades.

“Queremos, na comissão mista entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, trazer a diáspora para a agenda e assinarmos um protocolo de gestão partilhada das nossas comunidades, na sua dimensão económica, do capital humano, entre outros”, referiu.

Santos considerou ainda importante o reforço da cooperação com a Guiné-Bissau para ajudar Cabo Verde na criação de condições para o mapeamento dos cabo-verdianos residentes naquele país.

Destacou ainda a possibilidade do reforço da cooperação na área da educação visando garantir a criação de condições de mobilidade na área da formação profissional, considerando “determinante” o reforço da cooperação na área dos transportes marítimos.

De acordo com a agenda de trabalho, Salomé Allouche será recebida pelo ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e pela Alta Autoridade para a Imigração e ainda pelos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Santa Catarina.

De acordo com a programação, a agenda ainda integra uma visita ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), Parque Tecnológico e Data Center e encontro com a comunidade Bissau-guineense residente na Ilha de Santiago e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. 
Conosaba/ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário