sexta-feira, 14 de abril de 2023

Saúde Pública/Curandeiro tradicional diz que falta de financiamento está a dificultar a progressão da medicina tradicional no país

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – O curandeiro tradicional guineense, Pedro Saúde Maria diz que a falta de financiamento para aquisição de aparelhos para produção de medicamentos feitos a base de plantas tem estado a dificultar a progressão da medicina tradicional na Guiné-Bissau.

Em entrevista ao Jornal Nô Pintcha, inserida na edição de quinta-feira(13) do semanário estatal , Saúde Maria apela ao Governo e à organizações que trabalham ligados à saúde pública, para financiarem projetos que preveem aquisição de equipamentos para transformação de plantas em medicamentos devidamente doseados destinados ao tratamento de várias patologias.

“Caso o meu projeto for financiado, a medicina nacional vai poder contar com medicamentos tradicionais transformados em comprimidos, injeções e pomadas, para ajudar no combate de algumas doenças que assolam a nossa sociedade”, disse o curandeiro.

Pedro Maria afirma que o país dispõe de plantas capazes de tratar almaródia, lepra, tifóide, diabetes, hipertensão arterial, A,B, colo aberto, tuberculose e demais problemas de saúde que afectam a sociedade guineense.

“Durmi várias vezes nas matas, em busca de medicamentos para tratamento de alguns pacientes”, revelou o velho curandeiro.

O uso de plantas medicinais para tratamento de vários problemas que afetam a sociedade, diz o Pedro Maria, vem duma época muito longínqua, e por essa razão, o curandeiro apela aos guineenses para que respeitassem essa tradição, e apoiassem a criação de uma clínica de medicina tradicional no país.

“Não digo que devemos abandonar o tratamento científico, mas uma simples planta, de fácil acesso, pode currar muitas doenças”, diz Pedro Saúde Maria, em entrevista ao Nô Pintcha.

Conosaba/ANG/LLA//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário