segunda-feira, 24 de abril de 2023

Figura da semana: EMBAIXADOR APOLINÁRIO LANÇA LIVRO “FRAGILIDADE DOS ESTADOS E OS DESAFIOS DA (RE)CONSTRUÇÃO E DA COOPERAÇÃO”



O Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho lançou a sua terceira obra literária “Fragilidade dos Estados e os desafios da (re)construção e da cooperação”. O livro, segundo a Editora Nimba, retrata a (re)construção dos Estados com profundas fragilidades e é examinado no quadro da ordem internacional liberal e à luz das contradições e dos dilemas que caracterizam as agendas políticas e securitárias dos atores externos.

O livro mereceu os comentários do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e do académico guineense, Professor Carlos Lopes, que disse que é uma leitura elucidativa da complexidade que, países como a Guiné-Bissau, vivem em termos de escolhas de políticas de desenvolvimento num mundo assimétrico e desigual.

BIOGRAFIA

Apolinário Mendes de Carvalho nasceu no dia 22 de julho de 1960, em Contuboel, região de Bafatá. É doutorado em Ciência Política, na especialidade Relações Internacionais, pelo ISCTE-IUL, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais e Direito Internacional da Universidade de Kiev/Ucrânia.

É membro associado do INEP, docente universitário e ex-Reitor da Universidade Católica da Guiné-Bissau. É diplomata sênior, com mais de trinta anos de carreira. Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções na diplomacia guineense, entre as quais, a do Embaixador da Guiné-Bissau junto da União Europeia e do Sistema das Nações Unidas em Genebra, Embaixador nos países BENELUX e Suíça, e Representante Permanente junto da CPLP durante a Presidência pro- tempore da Guiné-Bissau.

Publicou o seu primeiro livro “ACP – União Europeia: que cooperação?” Análise dos Programas Indicativos Nacionais no Quadro da Convenção de Lomé. “O caso da Guiné-Bissau” publicado em 2003. O seu segundo livro “Política Externa da Guiné-Bissau Face aos Novos Paradigmas nas Relações Internacionais-Diplomacia e Cooperação Internacional”, publicado na sua primeira edição, em novembro de 2011 e segunda edição revista em maio de 2016.

Anteriormente exerceu funções de Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, de 1991-1994; diretor do gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, de 1994-1996. De 2000 a 2003 exerceu funções de diretor da Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.

Em 2021 foi designado para exercer a função de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau na República de Angola.
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário