terça-feira, 18 de abril de 2023

PR do Ruanda recebe medalha Amílcar Cabral, mais alta distinção da Guiné-Bissau

PRESIDENTE ATRIBUI A MEDALHA AMÍLCAR CABRAL AO HOMÓLOGO, PAUL KAGAME
Durante a visita o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, agraciou o seu homólogo ruandês, Paul Kagame, com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do Estado guineense.
No seu discurso, o Presidente de Ruanda afirmou ser uma honra e um privilégio ser condecorado com a medalha Amílcar Cabral, "um herói e revolucionário africano".
O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, foi hoje agraciado com a medalha de Amílcar Cabral, a mais alta distinção do Estado guineense, no âmbito de uma visita de algumas horas que está a realizar à Guiné-Bissau.

"Quero expressar o meu profundo reconhecimento e honra por ter recebido a medalha de Amílcar Cabral. É um privilégio para mim, como africano, e também para o meu país. Lembra-nos de continuar a fortalecer a unidade e a prosperidade nos nossos dois países", afirmou Paul Kagame, cuja visita à Guiné-Bissau estava prevista para domingo, mas acabou por ser adiada para hoje.

O chefe de Estado ruandês falava na Presidência guineense durante uma declaração conjunta com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, após um encontro.

O Presidente do Ruanda disse também que teve um encontro produtivo com Umaro Sissoco Embaló, durante o qual foi abordada a cooperação entre os dois países e a necessidade de ser construída em "fundações sólidas".

"Tal como no resto de África, o mais importante recurso que o Ruanda e a Guiné-Bissau têm é a sua juventude. Devemos criar um ambiente propício para que os nossos jovens consigam alcançar os seus objetivos", disse.

Paul Kagame destacou também o trabalho pela estabilidade regional que Umaro Sissoco Embaló tem realizado como presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Presidente da Guiné-Bissau agradeceu a Paul Kagame os esforços que "tem feito por África" e pelo "apoio considerável que tem dado à Guiné-Bissau".

Umaro Sissoco Embaló, que visitou o Ruanda no ano passado, destacou também que a visita do Presidente Paul Kagame representa um "passo importante e marcante" no reforço da cooperação entre os dois países.

O chefe de Estado do Ruanda chegou a Bissau ao final da manhã, tendo seguido para a fortaleza da Amura, onde depositou uma coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral.

Os dois países assinaram também acordos de cooperação no setor do comércio e de isenção de vistos.

Antes de deixar a Guiné-Bissau, o Presidente do Ruanda participa num jantar oficial na Presidência guineense.

Conosaba/Lusa





Sem comentários:

Enviar um comentário