quinta-feira, 23 de março de 2023

Religião/Fiéis muçulmanos prontos para cumprir mais um ciclo de jejum, apesar das dificuldades no país


Bissau, 23 Mar 23 (ANG) - Os fiéis muçulmanos de Bissau, abordados pela ANG, declararam hoje estarem prontos para o cumprimento de mais um período de jejum, apesar das dificuldades económicas e financeiras com que se deparam de momento”.

Malam Camará, de 42 anos de idade, condutor de toca-toca, casado segundo usos e costumes e pai de três filhos, disse que apesar de haver muitas dificuldades no país e no mundo em geral, todos são obrigados a cumprir o jejum, um dos pilares do Islão desde que estejam aptos.

“Sabemos que as pessoas doentes, idosos, mulheres grávidas e padidas, mulheres com ciclo menstrual não podem jejuar porque não estão aptos para tal”, sustentou Malam Camará.

Acrescentou que os preço dos produtos de primeira necessidade aumentaram nos mercados do país e que por isso, o ciclo de penitência será mais difícil ainda. “Muitos terão bastante dificuldades em adquirir os produtos necessários para o efeito”, disse.

Ramatulai Candé, de 30 anos de idade, mãe de dois filhos, vendedeira de água e frutas, diz que o jejum começou bem, mas que a água está a ser vendida de forma muito lenta devido o início de jejum. Disse esperar que venda mais no período da tarde .

“Tenho dificuldades financeiras sim mas também não posso deixar de cumprir com o ciclo penitencial, uma vez que é um dos pilares do Islão”, disse Ramatulai Candé.

Amadu Uri Baldé, vendedor grossista do mercado de Bandim, de 49 anos de idade manifestou a sua satisfação por todos os fiéis muçulmanos terem iniciado “pela primeira vez” o ciclo penitencial no mesmo dia sem desentendimentos habituais.

“Pedimos à Deus que dê paz à Guiné-Bissau, que continuemos a encontrar consenso sempre entre nós e que tudo caminha para melhor no país”, desejou Amadu Uri Baldé.

Concernente as dificuldades, o vendedor grossista pediu ao governo que faça tudo para minimizar os preços dos produtos de primeira necessidade nos mercados para que todos possam estar à altura de fazer compras.
Aminata Indjai funcionária pública, de 39 anos de idade disse estar pronta para cumprir com jejum uma vez que está com saúde e diz que do resto Deus se encarrega.

Para Mutaro Djaló, empresário de 45 anos de idade, é um privilégio cumprir com mais um ciclo penitencial e diz que a obra de caridade não deve faltar nos momentos como este.

Questionado sobre as dificuldades, disse que felizmente está em condições de comprar o necessário para o jejum, e que gostaria que todos possam estar à altura de adquirir os produtos da primeira necessidade.

Maimuna Bari, de 25 anos de idade e vendedeira de banana, reitera que, hoje, o primeiro dia de jejum é sempre cansativo mas que mesmo assim está disposta a enfrentar os sacrifíciosq que o período impõe.

“Estamos conscientes de que a penitência é sempre um processo difícil. Mas na realidade, é sempre um privilégio cumprir com um ciclo penitencial”, disse Maimuna Bari.

O período de 30 dias de jejum foi esta quinta-feira iniciado em todo o país por fieis muçulçanos. Durante todo esse período os seguidores de Mohamed não tomam refeição nem engolem o cuspinho de manhã até as sete da noite, para além de outras abstinências imposta pelo período.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário