sexta-feira, 17 de março de 2023

MINISTROS DAS FINANÇAS DA CEDEAO REUNEM EM BISSAU PARA DELINEAR ESTRATÉGIAS SOBRE A MOEDA ÚNICA

O presidente do Comité Ministerial sobre o Programa da Moeda Única da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) alerta que a organização está a enfrentar vários desafios e enormes riscos e “um dos maiores riscos, que não devemos deixar acontecer, é o risco da perda de reputação”.

Alerta foi deixada, hoje, na abertura da Reunião do Comité Ministerial sobre o Programa da Moeda Única da Comunidade Económica do Estados da África Ocidental realizada em Bissau.

Ilídio Vieira Té que também tutela a pasta das Finanças da Guiné-Bissau, diz que nas últimas duas reuniões do Comité Ministerial, não conseguiram avançar numa matéria importante para a organização sub-regional que é a questão da definição da maioria necessária para a comunidade entrar na fase de estabilidade.

“Não se espera que o encontro de Bissau seja mais uma reunião a engrossar na conta. Esta reunião deve resolutamente servir-nos a fazer prova da nossa solidariedade e do espírito de fraternidade que sempre guiou a nossa comunidade e que esteve na origem da sua criação em 1975”, enfatiza.

Segundo o ministro das finanças, a reunião de Bissau, que juntou os ministros e técnicos ministeriais dos países membros da organização oeste africana, foi convocada justamente na sequência do impasse registado durante a reunião virtual realizada em novembro último.

“Ela visa procurar uma definição consensual sobre o conceito de maioria no quadro do Pacto de convergência e estabilidade macroeconómica entre os Estados-membros da CEDEAO”, explica o ministro guineense que, no entanto, avança que “esta procura do consenso enquadra-se no cumprimento das instruções que nos foram dadas pela Conferencia de Chefes de Estados e de governos durante a sua 61ª sessão em acra, a 3 de julho de 2022.

Com o efeito, disse ainda o ministro, tendo sido informados sobre as dificuldades em conseguir um consenso sobre a definição de “maioria” durante a 62ª Cimeira realizada em Abuja, Nigéria, em dezembro do ano passado, os Chefes de Estado reiteraram a instrução ao Comité ministerial no sentido de continuar a procurar o consenso sobre esta e outras questões pendentes no domínio da integração monetária no seio da CEDEAO.

No encontro que termina ainda hoje, os participantes vão analisar os relatórios do Comité da Moeda Única da CEDEAO, assim como a consideração e adopção do Relatório Financeiro do Fundo Especial para o financiamento dos Relatórios Revisto do Programa da Moeda Única da CEDEAO dos anos 2020 e 2021.

Imagem & texto: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário