quinta-feira, 30 de março de 2023

SUZI BARBOSA ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, anunciou para a breve o início das obras de construção do novo edifício sede do ministério dos Negócios Estrangeiros, com capacidade para albergar todos os departamentos que constituem aquela instituição governamental.

“O Presidente da República confirmou-me ontem um apoio que conseguiu, através da sua magistratura da influência, para a construção de raiz do novo edifício do ministério dos Negócios Estrangeiros, onde poderemos estar todos, ministério dos Negócios Estrangeiros, a Secretária de Estado das Comunidades e a Secretária de Estado da Cooperação Internacional num único edifício no centro da cidade”, disse esta terça-feira, 28 de março, a chefe da diplomacia guineense na sua declaração aos jornalistas à margem da inauguração do Salão de Conferências Internacionais reabilitado pelo governo da República Popular da China.

O Salão é o edifício que albergava a Primatura, antes da construção do Palácio do Governo. É um edifício colonial construído há mais de cem anos, em 1919, e que foi utilizado pelas autoridades guineenses como Primatura, ministério dos Negócios Estrangeiros, ministério da Cultura e Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau.

A ministra dos Negócios Estrangeiros lembrou que o edifício reabilitado encontrava-se numa situação de abandono e sem numa condição imprópria para uso. Acrescentou que “hoje todos os guineenses estão orgulhosos de ver o edifício totalmente reabilitado para acolher grandes conferências internacionais”.

“Em homenagem ao Presidente Umaro Sissoco Embaló, o salão é batizado com o nome do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, porque foi ele que teve a ideia de transformar o edifício num salão de conferências”, disse, revelando que o salão vai ser inaugurado com a realização da primeira cimeira da Conferência de chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que se realiza na Guiné-Bissau, mas sem, no entanto, avançar a data da realização da reunião da organização sub-regional.

Assegurou que o edifício vai ser usado igualmente como um anexo do ministério dos Negócios Estrangeiros, enquanto se aguarda pelo início “daquela que será a futura grande obra do novo edifício do ministério dos Negócios Estrangeiros”.

Questionado sobre a entidade ou o parceiro que vai financiar a obra, respondeu que a construção não terá impacto no orçamento geral do Estado visto que será financiada por amigos do Presidente da República, de quem conseguiu, graças à sua magistratura de influência este apoio.

“O custo da obra estima-se em quatro milhões de dólares norte-americanos. O edifício de raiz terá um andar dedicado ao ministério, um para as comunidades, um para a cooperação e zonas de estacionamento e salão de conferências”, disse, anunciando que já existe um espaço identificado pela Câmara Municipal de Bissau para albergar o edifício e que dentro de um mês será lançada a primeira pedra para o arranque das obras.

Por sua vez, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, disse que a inauguração do salão de conferências simboliza um novo fruto da cooperação bilateral entre a China e a Guiné-Bissau, como também é mais uma prova forte da amizade sino-guineense.

“Será certamente uma janela importante para mostrar a imagem da Guiné-Bissau e a placa de identificação deste edifício registará a história. Aqui também anuncio que começaremos a reparação do Edifício da Cooperação Internacional em maio e acreditamos que depois da conclusão da obra, o exterior do edifício também terá um novo visual”, assinalou.

Guo Ce enfatizou a liderança do Presidente Umaro Sissoco Embaló, através da qual a Guiné-Bissau alcançará maiores resultados de desenvolvimento e as relações entre os dois países continuarão a avançar.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário