segunda-feira, 27 de março de 2023

DJURTUS, ABOS I ORGULHO NACIONAL.

Depois de uma boa exibição da nossa equipa nacional de futebol frente Aguias de Nigéria, não podia ficar de braços cruzados sem expressar a minha satisfação, manifestar a minha solidariedade e encorajamento.
Os Djurtus fizeram o jogo possível, e se comportaram como verdadeiros PATRIOTAS para defender as cores nacionais.
A Guiné Bissau é um país repleto de grandes potencialidades, em termos de recursos humanos, para a prática do desporto, desde o colectivo.
Até ao individual. Costumo dizer que em cada 10 Guineenses há um Messi, um CR7, mas a falha vem dos sucessivos governos, situação possível de ser corrigida, se houver vontade política.
O actual ministro das finanças Dr. Ilídio vieira té, prometeu-se dar tudo para quê os nossos rapazes sentissem que eles também são heróis nacionais dentro de campo.
Porém, a potencialização desses recursos depende dos indispensáveis apoios que o governo deve prestar as associações desportivas na prossecução dos objectivos que traçam nas suas políticas.
Um desses apoios é a atenção e o acompanhamento das autoridades em relação aos jovens Guineenses nascidos na diáspora, ou levados para lá na idade menor, pensarem no país de origem, por forma a escolherem a defesa das cores nacionais.
E é isso que faz a força da equipa nacional do Nigéria que, de forma alguma, é superior à nossa, porque se provou no jogo passado com a vitória do Djurtus em solo nigeriano
Por isso, aconselha-se ao Governo no sentido de dar todo o apoio necessário à FFGB para terem condições de levar o nosso futebol a um patamar mais alto, porque é possível.
Não sei se há um Guineense conhecedor do futebol capaz de afirmar que na nossa sub-região haja equipas superiores aos Djurtus.
A superioridade das outras equipas consiste precisamente nos apoios que beneficiam dos seus países para conseguirem, para cumprirem com os planos estratégicos traçados pelas respectivas federações.
Como podem os Djurtus produzir mais do que estão a produzir, se não defrontam as outras equipas em torneios de amizade, pá midi força?
Hoje os rapazes vão mas uma vez vencer a segunda mão no estádio 24 de Setembro com o apoio do estádio cheio, os cânticos vai ser assim (No Na cume se mafé). E preciso que os Guineenses compreendam isso e continuem a acreditar nos seus meninos.
E chegado o momento de as autoridades mudarem de paradigma e darem todo o apoio necessário à FFGB para criar as indispensáveis condições que permitam a nossa equipa nacional ser mais competitiva, para nos dar a tão adiada alegria – a conquista de uma taça continental.
Rapazes, representaram a Guiné-Bissau com dignidade e continuem nessa senda!
DJURTUS, ABOS I ORGULHO NACIONAL.
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário