segunda-feira, 27 de março de 2023

Figura da semana: YASMIRA DIAS ABRE O ANO COM DUAS MEDALHAS NO TORNEIO MUNDIAL

[SEMANA 12_2023] A atleta guineense da modalidade de Jiu-Jitsu, Yasmira Pires Dias, abriu o ano com duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, conquistadas no torneio mundial profissional “Abu Dhabi Grand Slam jiu-jitsu 2022-2023, realizado em Londres, Inglaterra.

“Chamaram 8 atletas de diferentes países para fazerem fotos, vídeos, entrevistas. Cheguei no local e vi que era a única africana, negra, fiquei sem palavras para definir esse sentimento. Não represento só as mulheres neste momento, mas também todos os africanos. Pensem nisso antes de falar asneiras. Sim, fui a escolhida, uma atleta da Guiné-Bissau, mas não se esqueçam, uma atleta de um país do continente africano”, escreveu a atleta na sua página de Instagram.

BIOGRAFIA
Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal. Nasceu a 27 de junho de 1991. Radicada em Portugal, a lutadora guineense multicampeão de Jiu-Jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e só mais tarde, em setembro do mesmo ano, começou a competir. Conhecida também como “Yas”, é faixa-roxa na modalidade.

Iniciou a competir na faixa branca e desde então arrecadou grandes conquistas, entre as quais, destacam-se: primeiro lugar da 30ª Seixaliada em 2013, primeiro lugar do 4º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto, primeiro lugar no NAGA (North American Glappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marrom e preta) em França, Amiens.

Yasmira Dias foi tricampeã mundial de Jiu-Jitsu e 40 vezes campeã em Portugal, agora compete com a bandeira da Guiné Bissau, conquistando mais de cinco medalhas de ouro até ao momento com as cores do solo pátrio de Amílcar Lopes Cabral.

Em 2022 conquistou várias medalhas de ouro em diferentes competições, com destaque para as três medalhas de ouro conquistadas num único torneio, trata-se do torneio AJP TOUR ITALY, que decorreu na cidade de Roma (Itália), no qual disputou seis lutas e seis finalizações.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário