terça-feira, 21 de março de 2023

Crianças Talibés/ Associação dos Imames acorda colaborar para pôr fim a mendicidade nas ruas

Bissau, 21 Mar 23 (ANG) - A Associação dos Imames da Guiné-Bissau acordou segunda-feira, colaborar com o Governo para pôr fim as mendicidades praticadas por crianças Talibés nas ruas do país.

O acordo foi declarado após uma reunião que decorreu durante mais de quatro horas no Ministério do Interior ,envolvendo membros do governo e líderes religiosos da Guiné-Bissau, realizada na sequência do recente ultimato dado pelo Presidente da República para se pôr termo à essa prática feita por crianças que frequentam escolas alcorânicas denominadas de Talibés.

Umaro Sissoco Embaló numa recente visita à cidade de Gabú leste do país, deu ao ministro do Interior e da Ordem Pública duas semanas para pôr termo a mendicidade dessas crianças nas de Bissau e do interior.

Segundo a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora concluiu-se na reunião que a mendicidade praticada pelas crianças nas ruas de Bissau e nos países vizinhos sob o pretexto de apreender a ler e interpretar o Alcorão (o livro sagrado da religião muçulmana) não consta no islão.

“É a segunda vez que o Presidente da República declara a sua posição pública sobre o assunto , mas, felizmente, este ultimato que deu em Gabú já tem pernas para andar. Chegamos ao entendimento que a mendicidade é uma prática negativa para as crianças uma vez que isso as priva dos seus direitos”, disse a governante.

Conceição Évora sublinhou que, no caso de haver resistência por parte dos mestres corânicos de prosseguir com a prática, o Governo terá que adotar medidas para retirar as crianças dessa situação.

“Esperemos que não haverá a necessidade de implementar medidas duras uma vez que já chegamos ao consenso com os imames de que a prática de mendicidade limita o direito dessas crianças. Além de terminar com essa situação no país, devem deixar de enviar as crianças para os países vizinhos, como por exemplo o Senegal e a Gâmbia”, referiu.

A ministra diz que os imames têm oito dias para convencer os responsáveis das escolas corânicas a retirarem as crianças das ruas, tendo acrescentado que as crianças podem apreender o alcorão sem mendigar

“Essas crianças passam maior parte do tempo nas ruas a pedir esmola. Qual é o tempo de apreender o alcorão? Porque, de manhã até a tarde estão nas ruas a mendigar. Se verificamos, na realidade tudo isso perde o sentido”, sustentou a governante.

Por sua vez, o porta-voz de União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau Bacar Candé disse que a palavra de um Presidente é como se fosse uma Lei.

“Depois da reunião com os membros do Governo, chegamos à um consenso de que a prática de mendicidade realmente é prejudicial para as crianças. Por isso, as mesmas serão retiradas das ruas”, prometeu Bacar Candé em nome dos imames da Guiné-Bissau.

A mendicidade de crianças talibés no país e nos países vizinhos vem sendo, há muito tempo, reprovada por organizações de defesa dos direitos das crianças, nomeadamente a AMIC que tem difundido casos de maus tratos aos quais muitas crianças Talibés são submetidas no Senegal.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário