segunda-feira, 27 de março de 2023

ASSUNTO: CONVITE | Apresentação do livro «Fragilidade dos Estados e os desafios da (re)construção e da cooperação» | CPLP, 13 de abril, 16.00h

 Apresentação do livro

 «Fragilidade dos Estados e os desafios da (re)construção e da cooperação»

 

13 ABRIL 2023 | 16H00 | CPLP

 

Palácio do Conde de Penafiel, Rua de São Mamede ao Caldas, n.º 21, Lisboa

 

 O autor, Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho, a Nimba Edições e a Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal convidam para a apresentação do livro «Fragilidade dos Estados e os desafios da (re)construção e da cooperação».

  

Contamos com a sua presença!


A entrada é livre.


Sinopse:

 

A (re)construção dos Estados com profundas fragilidades é examinada no quadro da ordem internacional liberal e a luz das contradições e dos dilemas que caracterizam as agendas políticas e securitárias dos atores externos. As contradições e fraquezas das agendas de intervenção externa, particularmente do statebuilding, e o debate sobre o paradigma do Estado para os países com profundas fragilidades merecem atenção. O enfoque é colocado na fragilidade dos Estados em África, argumentando-se que podem ser explicadas, simultaneamente, por fatores endógenos e exógenos, ou seja, pelas dinâmicas internas de poder, construções e experimentações políticas, trajetórias históricas e consequências das intervenções externas que provocaram ou aceleraram a (des)construção e o disfuncionamento das instituições políticas, sociais e económicas. As consequências das intervenções externas sobre o aumento da fragilidade dos Estados merecem particular atenção, num exercício de análise dos impactos das reformas económicas neoliberais e dos efeitos da liberalização política e democratização sobre a estabilidade, segurança e desenvolvimento em África.

 

Comentários sobre o livro:

 

Por José Ramos-Horta, Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Prémio Nobel da Paz (…) Sendo o essencial da investigação sobre os Estados com fragilidade dominada por investigadores do Norte, o debate carece de contribuições analíticas de investigadores dos Estados com profundas fragilidades que compõem a organização g7plus, da qual Timor-Leste e Guiné-Bissau são membros. Nesta perspetiva, esta obra é oportuna e bem-vinda, pois, se trata de uma contribuição analítica relevante, com uma visão do Sul sobre fatores endógenos e exógenos de fragilidade dos Estados, soberania e papel do Estado e interdependência entre segurança, estabilidade, desenvolvimento e democratização em contextos de Estados com profundas fragilidades. O autor, politólogo e diplomata, coloca o enfoque na problemática de reconstrução dos Estados, sobre a qual existe um certo consenso na comunidade internacional, como espelham as iniciativas no âmbito das Nações Unidas, revelando, contudo, as contradições e fraquezas das estratégias de statebuilding e os desafios e dilemas sobre modalidades e eficácia das intervenções externas, para o efeito, que decorrem de transferência de políticas. Esta obra é de leitura recomendada para quem se interessa pela questão da fragilidade dos Estados, particularmente dos Estados com profundas fragilidades em África.  (…)

 

Por Professor Carlos Lopes, Escola de Governação Pública Nelson Mandela, Universidade da Cidade do Cabo (…) “Uma leitura elucidativa da complexidade que países como a Guiné-Bissau vivem em termos de escolhas de políticas de desenvolvimento num mundo assimétrico e desigual. Para os que se interessam sobre a natureza das várias crises que enfrentam esta é uma explicação sucinta dos fatores externos e da sua interconexão com a realidade local. Um esforço meritório e consequente da parte de um diplomata experimentado e engajado”. (…)

 

Sobre o autor:

 

Apolinário Mendes de Carvalho é doutorado em Ciência Política, na especialidade Relações Internacionais, pelo ISCTE-IUL, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais e Direito Internacional da Universidade de Kiev/Ucrânia. Docente universitário e ex-Reitor a.i. da Universidade Católica da Guiné-Bissau. Diplomata sénior, com mais de trinta anos de carreira. Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções na diplomacia guineense, entre as quais, Embaixador da Guiné-Bissau junto da União Europeia e do Sistema das Nações Unidas em Genebra, Embaixador nos países BENELUX e Suíça, e Representante Permanente junto da CPLP durante a Presidência pro- tempore da Guiné-Bissau. É autor do livro “Política Externa da Guiné-Bissau Face aos Novos Paradigmas nas Relações Internacionais”.



Com os melhores cumprimentos,

Luís Vicente.
CEO Nimba Edições




Sem comentários:

Enviar um comentário