quarta-feira, 22 de março de 2023

Hospital Amizade Sino-Guineense: GENERAL BIAGUÊ E EMBAIXADOR DA CHINA INAUGURAM LABORATÓRIO DE AMPLIFICAÇÃO GENÉTICA

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’Tan e o Embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, inauguram esta quarta-feira, 22 de março de 2023, o laboratório de amplificação genética clínica do hospital da Amizade Sino-Guineense.

O laboratório ora inaugurado é o primeiro do género no país. De acordo com a explicação dos responsáveis, vai começar a funcionar dentro de duas semanas, permitirá a detecção rápida de ácidos nucleicos virais tais como a Covid-19, o vírus da dengue, o vírus da varíola dos macacos, micoplasma pneumonia e fornecerá um dado de detecção mais precisa e melhorará a laboratorial do hospital.

A cerimónia foi marcada pela assinatura do acordo de doação de equipamentos médicos e medicamentos, entre o chefe da equipa médica chinesa, Zhang YYingb e o diretor geral do hospital, Tenente Coronel Romão Cunda. No leque de medicamentos e equipamentos oferecidos ao hospital militar e o hospital regional de Canchungo figuram antibióticos, antipalúrdicos, remédios para diabetes, monitor de sinal vital, endoscópio eletrônico de alta definição, filme de CT com impressão a laser.

Na sua intervenção, Biaguê Na N’Tan disse que é preciso trabalhar mais para tornar aquele estabelecimento hospitalar numa unidade de prioridade, onde todos os guineenses possam ser tratados bem como em qualquer hospital de referência.

“Viajamos para o exterior à procurar de melhor tratamento médico. Hoje temos este laboratório de alto nível que vai ajudar-nos muito na detecção de várias doenças”, assegurou, aproveitando a ocasião para agradecer ao embaixador da China Popular, à equipa médica chinesa e ao povo chinês.

Exortou a direção do hospital no sentido de dar todo o apoio necessário à equipa médica chinesa e que as suas preocupações sejam as suas prioridades.

Por sua vez, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, disse que este ano marca o sexagésimo aniversário do envio da equipa médica chinesa para a África, lembrando que de 1976 a esta parte, o país enviou um total de 19 equipas médicas chinesas com mais de 300 médicos especialistas a trabalharem no hospital da Amizade Sino-Guineense e no hospital regional de Canchungo.

“Os médicos chineses ultrapassaram as dificuldades e criaram condições para se deslocarem a vários pontos do país, prestar consultas médicas gratuitas à população local e ao exército. Através de várias formas, tais como ensino clínico, cirurgia conjunta e realização de seminários, ensinaram tecnologia médica aos médicos locais e deram contribuições positivas para melhorar o nível da tecnologia médica local “, assegurou.

Ce disse esperar que a 19ª equipa médica chinesa continue a levar por diante as boas tradições e dar mais contribuições para promover o desenvolvimento médico da Guiné-Bissau bem como aumentar a amizade entre os dois povos.

O diretor geral do hospital militar principal, Tenente Coronel Romão Cunda, explicou que a abertura do laboratório vai ajudar o hospital a prevenir-se de doenças suspeitas no período de três, cinco meses ou um ano, que podem ser estudadas naquele laboratório. Acrescentou que a capacidade técnica do hospital foi reforçada com o aparelho de endoscopia que, segundo a sua explanação, estava avariado.

“Muitos guineenses saíam do país para ir a Ziguinchor (Senegal) só para fazer análises de endoscopia, para ver o estômago ou o intestino por dentro, se não tinham alguma inflamação ou algum tumor. Este aparelho vai ajudar-nos muito, é um ganho para nós e para o próprio país”, disse, acrescentando que neste momento o hospital não dispõe de técnicos preparados para trabalhar no laboratório e que a equipa médica chinesa vai formar alguns técnicos nacionais para auxiliares, como também dois médicos e dois técnicos básicos vão beneficiar da formação alargada na China, na área de laboratório, endoscopia e gastro.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário