terça-feira, 2 de julho de 2024

Futebol: Portugal defronta a França nos quartos do Euro-2024

A Selecção Portuguesa apurou-se para os quartos-de-final do Campeonato da Europa de futebol masculino que decorre na Alemanha, derrotando a Eslovénia na marcação das grandes penalidades por 3-0.

Portugal foi até à marcação das grandes penalidades mas conseguiu carimbar o passaporte para os quartos-de-final do Euro-2024.

Jogo em sentido único

No Estádio Deutsche Bank Park em Frankfurt, em território alemão, Portugal entrou bem no encontro agarrando o esférico e procurando o golo logo nos minutos iniciais.

O recinto, repleto, com mais de 50 mil espectadores, estava dividido em três partes, os adeptos portugueses e os eslovenos, e os adeptos de futebol presentes para assistir a um bom jogo e ver a estrela da prova: Cristiano Ronaldo.

O avançado português, e capitão da Selecção, teve protagonismo ao longo do jogo, mas sem nunca conseguir marcar.

Apesar da pressão portuguesa em cima do guarda-redes adversário, Jan Oblak, o resultado mantinha-se com um empate sem golos no fim da primeira e da segunda parte.

Bernardo Silva, Pepe, Vitinha, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Bruno Fernandes... a lista dos jogadores portugueses a terem rematado, cabeceado e até mesmo desviado o esférico em direcção à baliza é longa.

Diogo Costa melhor do que Jan Oblak

Portugal entrou no prolongamento com mais dúvidas do que certezas. As diferentes tácticas não funcionavam e a bola teimava em não entrar, isto quando os eslovenos começavam a crescer no jogo perante o desânimo do lado português.

O prolongamento foi o momento de ir do 8 ao 80, de testar o coração ou de resistir à emoção à flor da pele.

Aos 105 minutos, após uma falta do defesa esloveno Vanja Drkusic sobre o português Diogo Jota, Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de abrir o marcador de grande penalidade. Mas o capitão luso falhou com uma grande defesa de Jan Oblak.

Cristiano Ronaldo emocionou-se, chorou e foi reconfortado pelos colegas de equipa.

Tudo parecia encaminhar-se para as grandes penalidades até aos 115 minutos e uma ocasião soberana dos eslovenos. Após um passe falhado de Pepe, o defesa-central português, Benjamin Sesko esteve frente a frente com Diogo Costa, mas foi o guarda-redes que ganhou o duelo.

Chegou então a marcação das grandes penalidades onde a tensão estava ao máximo, mas ao fim ao cabo, não houve suspense. Diogo Costa foi o herói da noite com três defesas impedindo que a Eslovénia marcasse uma única grande penalidade, enquanto do lado dos portugueses, Cristiano Ronaldo, desta vez marcou, Bruno Fernandes e Bernardo Silva não falharam e enviaram Portugal para os quartos-de-final.

Na sexta-feira 5 de Julho, nos quartos-de-final, a Selecção Portuguesa vai defrontar a França em Hamburgo.

França triunfou com auto-golo

A selecção francesa acabou por triunfar por 1-0 frente à Bélgica no Estádio Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf.

O jogo foi algo similar ao de Portugal. Os franceses estiveram por cima mas não conseguiram concretizar as oportunidades, terminando o encontro com 55% de posse de bola, 19 remates com apenas dois enquadrados com a baliza.

A selecção gaulesa conseguiu apenas marcar aos 85 minutos com um golo na própria baliza do defesa belga Jan Vertonghen, isto após um remate do avançado francês Randal Kolo Muani que acabou por ser desviado pelo internacional belga.

Quarto triunfo para os franceses que ainda não marcaram um golo de jogo corrido visto que apontaram três tentos: dois auto-golos e uma grande penalidade de Kylian Mbappé até agora.

Sexta-feira 5 de Julho, segue-se Portugal para um novo encontro entre os dois países, visto que o derradeiro duelo, num Europeu, foi em 2016, na final da prova, e os portugueses venceram por 1-0 no prolongamento com um golo de Éder.

Conosaba/rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário