Bissau,09 Fev 23(ANG) - A ministra da Educação Nacional, Martina Moniz pro cedeu esta quinta-feira ao lançamento oficial de escolas numéricas no país sob o lema: “Pela Igualdade Digital na Guiné-Bissau, Juntos Preparamos o Futuro das Nossas Crianças”.
A governante sustentou que os recursos desenvolvidos a partir de modelos definidos na era digital impactam diretamente no comportamento das pessoas, processos de buscas pela informação, na formação profissional e nos interesses pessoais.
"A educação como um direito humano fundamental e a base para consolidar a paz e o desenvolvimento e uma justiça social é também diretamente afetada e com isso precisa dedicar esforços para atualizar as suas ferramentas e formar cidadãos frente a esse novo cenário tecnológico”, salientou.
Martina Moniz diz que, para isso, o uso de ferramentas digitais é fundamental para a transformação e otimizaçaõ dos processos desenvolvidos pelas instituições do ensino.
acrescentou que o avanço das tecnologias de informação possibilitaram a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aulas, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos que tornam o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
A cerimónia decorreu nas instalações da Aldeia SOS Bissau, para o diretor desta instituição Elber Nosolini estar apto no mundo digital e de informática tornou-se uma necessidade para o ser humano, principalmente para os que querem ingressar ao mercado de trabalho.
"Porém a era de tecnologia e de informação fazem uma certa exclusão em relação aos usuários, porque nem todos os integrantes da sociedade possuem recursos para inserir nesse mercado”, salientou.
“O que estamos hoje a fazer com a Orange Bissau é dar oportunidade às crianças mais vulneráveis da Guiné-Bissau que são do nosso grupo alvo, e que frequentam a nossa escola e vivem no interior do país”, disse Nosolini.
As escolas númeras que deverão igualmente funcionar nas regiões do país é uma iniciativa conjunta da Fundação Orange, Orange Bissau e as Aldeiais de Crianças SOS Guiné-Bissau e prevê equipar quatro escolas do País, nomeadamente a Escola primária pública Amizade China/Guiné-Bissau, em Cacheu, as Escolas primárias SOS de Bissau, Canchungo e de Gabú, com materiais tecnológicos de primeira geração para a melhoria da qualidade de ensino virada a inclusão digital.
Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário