Bissau, 09 Fev 23 (ANG) – A Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), procedeu hoje, num encontro com jornalistas, a apresentação pública do Projecto de Reforço do Sistema de Ensino e Formação Técnica Profissional na Guiné-Bissau (Reset).
O Reset foi apresentado pelo perito setorial para a Governança do prjeto, Elízio Fernandes no ato de encerramento de um seminário.
O projecto “Reset” foi criado em 2019 com a finalidade de trabalhar na Formação Técnico e Profissional dos jovens, como forma de diminuir o nível de desemprego na Guiné-Bissau.
O Reset é Financiado pela União Europeia (UE), e termina em 2024, prevê a capacitação de cerca de dois mil jovens, até então já formou mais de 500 .
“Muitas vezes olhamos para a formação profissional como alternativa às universidades, mas os jovens não a veem como uma oportunidade de carreira. Sendo assim, significa que essa oportunidade é totalmente desvalorizada pela própria classe jovem”, referiu Elízio Fernandes.
Numa mensagem dirigida aos pais e encarregados de educação Nosolini defendeu que o país se constrói com técnicos profissionais.
“O país se constrói com pessoas que colocam as suas mãos na massa que trabalham na construção de casas, de pontes, estradas e energia elétrica”, disse.
Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário