terça-feira, 29 de junho de 2021

Turismo/ Governo negociou linha de crédito junto ao BAO para apoiar operadores turísticos


Bissau, 29 jun 21 (ANG) – O Ministério do Turismo negociou uma linha de crédito junto ao Banco da África Ocidental (BAO) num valor não revelado para apoiar os operadores turísticos nas suas atividades pós Covid-19.

O anúncio foi feito pelo titular da pasta de Turismo e Artesanato, Fernando Vaz num encontro que manteve hoje com os operadores turísticos da Guiné-Bissau.

Na ocasião, Vaz disse que o fundo negociado com o BAO vai permitir que os operadores façam pedido de empréstimo num valor da sua necessidade .

Disse ainda que o papel do governo nesse processo é de servir de garantia, adiantando que o seu Ministério vai constituir uma conta nesse Banco na qual todas as receitas do Fundo do Turismo vão ser depositadas , para servir de garantia à outros empréstimos.

Fernando Vaz disse que reconhece os danos que a pandemia causou ao setor hoteleiro e turístico na Guiné-Bissau, sustentando que foi nesse sentido que a sua direção entendeu que devia ter outra atitude que não fosse só aquela de cobrar impostos, mas também de fazer algo para apoiar os operadores do sector.

“Chamámos vários bancos da praça com os quais negociamos para estar a disposição para o financiamento dos operadores turísticos e hoteleiros na sua generalidade. Conseguimos acordar com o BAO na semana passada e hoje, formalmente, estamos a vos comunicar que podem se dirigir ao BAO. O montante não está definido porque chegamos à conclusão de que devemos deixar um teto aberto atendendo as necessidades e os interesses dos operadores”, informou.

Vaz disse ainda que os operadores devem negociar as condições de acesso ao referido empréstimo, as taxas de juros mais favoráveis e o período de amortização, e anuncia que a partir desta terça-feira o BAO está disponível para receber os operadores do setor para negociarem.

Por seu lado, o Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau, Jorge Paulo Cabral elogiou a iniciativa do governo, afirmando que essa é a primeira iniciativa do género.

Disse esperar que a iniciativa não termine por aqui, e que a taxa que o BAO vai aplicar seja acessível aos operadores, com juros muito baixo comparativamente aos que se aplicam para o empréstimo comercial.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário