segunda-feira, 28 de junho de 2021

CPLP/“Presidente da República preside a abertura da Assembleia Parlamentar da CPLP em Bissau”, diz Cipriano Cassamá

Bissau, 28 Jun 21 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular anunciou hoje que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló vai presidir no próximo dia 7 de julho, a abertura da sessão Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Cipriano Cassamá que falava esta segunda-feira aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, informou ainda que vai estar presente nesta sessão, 8 presidentes de parlamentos dos diferentes países da CPLP.

Acrescentou que tomarão parte nesta sessão, o Secretário Executivo da mesma organização e o Presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

Cassamá explicou que a Assembleia Parlamentar da CPLP é um órgão que reúne seis representantes de cada parlamento indicados pelos respectivos países.

Disse que, a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da organização a partir do dia 8 de julho por um período de 2 anos na sua pessoa enquanto Presidente do Parlamento.

“Cada parlamento tem 6 pessoas e são 9 países que compõem Assembleia Parlamentar que totalizam 54 membros. Vamos ter uma reunião muito importante onde a Guiné-Bissau com certeza no dia 8 irá começar a sua Presidência da AP, durante dois anos na minha pessoa enquanto Presidente do Parlamento”, referiu.

O líder do parlamento guineense disse ainda que informou ao Presidente da República sobre as comissões que foram designadas, das personalidades que virão e que também pediu apoio logístico para facilitar o funcionamento dessa conferência.

Segundo Cassamá, Umaro Sissoco Embaló prometeu dar todo o apoio necessário para a realização da conferência no país.

Cassamá disse esperar que desta conferência saia recomendações, e resoluções que serão analisadas na Cimeira dos Chefes de Estados da CPLP que decorrerá entre os dias 16 e 17 de Julho em Angola, adiantando que depois dele tomar posse da Presidência da Assembleia Parlamentar da CPLP dia 8 , vai estar nessa Cimeira para representar todos os parlamentos desta comunidade.

De acordo com aquele responsável,a AP é um órgão que fiscaliza a governação dos respetivos países que trabalha na área económica, cultural, científica e entre outros, no reforço da democracia e da mobilidade.

“A mobilidade para nós deve ser um lema muito importante. Já é tempo dessa preocupação de todos nõs da CPLP ser uma realidade. Não podemos permitir que, estando numa comunidade, ainda existem países que insistem em não reconhecer essa vontade política dos Chefes de Estados de mobilidade na comunidade. Um guineense pode ir a Portugal quando quiser, angolano vir a Guiné-Bissau e brasileiro e vice-versa”, disse.

Prometeu que o seu mandato como Presidente da AP CPLP será aberto e que irá conseguir vários sucessos, e disse esperar que com essa dinâmica que rodeia os deputados da AP, a CPLP, nos dois anos do seu mandato pode ter resultados que beneficie não só o país, como também aos restantes países da CPLP.

Conosaba/ANG/DMG/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário