sexta-feira, 25 de junho de 2021

PRESIDENTE DA CNE DIZ QUE AGUARDA RESPOSTA DO CHEFE DE ESTADO PARA REALIZAÇÃO DE AUTARQUIAS

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú, disse esta quinta-feira, 24 de junho de 2021, que a instituição que representa aguarda a resposta do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, para a realização das autarquias na Guiné-Bissau.

“Em março deste ano, a CNE entregou ao Presidente da República o cronograma de atividades para realização das eleições autárquicas”, frisou José Pedro Sambú à saída da audiência com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

Questionado se existem condições técnicas para a realização das autárquicas no país ainda no decurso deste, Sambú frisou que é preciso primeiramente que o governo tome uma decisão política para que a CNE comece a trabalhar nessa matéria.

O presidente da CNE disse aos jornalistas ter abordado no encontro com Cipriano Cassamá questões relacionadas com recursos financeiros necessários para o funcionamento do órgão gestor das eleições na Guiné-Bissau.

“Eu aqui no quadro de uma reunião de trabalho com presidente da Assembleia Nacional Popular, enquanto órgão que tutela a Comissão Nacional de Eleições, para tratarmos alguns assuntos relacionados com os recursos financeiros necessários para o funcionamento da CNE. Falamos também de custos da publicação do relatório que vamos produzir em breve e de quotas que temos em atraso com as organizações internacionais em que somos parte”, sublinhou.

O presidente da Comissão informou que o documento em causa é um relatório geral que reporta todos os elementos necessários e informações das duas eleições, presidenciais e legislativas, realizadas em 2019.

“Foi basicamente uma reunião tratamos da questão de financiamento da edição daquele relatório em formato de livro, com mais de 400 páginas”, precisou.

Segundo José Pedro Sambú, o presidente da ANP terá manifestado o seu apoio em trabalhar com o Ministério das Finanças para a concretização do trabalho.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário