quinta-feira, 24 de junho de 2021

ARMADORES INDUSTRIAIS AFIRMAM QUE ABASTECIMENTO DO MERCADO DEPENDERÁ DO ESFORÇO DO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU





O presidente da Associação Nacional dos Armadores Industriais das Pescas, Rui Alberto Pinto Pereira, alertou na quarta-feira, 23 de junho de 2021, que o abastecimento do mercado nacional com pescado dependerá do esforço do governo e dos investimentos necessários para assegurar o abastecimento do mercado nacional porque “será necessário um investimento forte e a criação condições infraestruturais que garantam a conservação e desembarque do pescado”.

Rui Alberto Pinto Pereira fez essa chamada de atenção à saída da audiência mantida com o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, na qual enfatizou que o sector das pescas tem conquistado o seu lugar no alavancar da economia nacional. Por isso defendeu mais investimento da parte das autoridades nacionais porque “o investimento no setor das pescas acarreta grandes custos”.

O presidente da Associação Nacional dos Armadores Industriais das Pescas afirmou que o governo guineense perde muito dinheiro no setor pesqueiro, particularmente no desembarque que atualmente é feito em território senegalês, o que acaba por aumentar a economia senegalesa com pescado guineense.

Para Rui Pereira, se o governo guineense investisse na criação de infraestruturas pesqueiras e barcos de pesca para desembarcar na capital Bissau, país não teria dificuldades que tem tido em abastecer o mercado nacional com pescado.

“Aqui, em Bissau, não temos condições que nos garantam que se desembarcarmos o nosso pecado no país ele não vai estragar-se”, frisou e disse que é fundamental haver diálogo entre os armadores industriais e o governo como forma de delinear, em conjunto, as estratégias que vão permitir com que consigam abastecer o mercado nacional.

“O governo deve considerar-nos como parceiros, porque pode ajudar o executivo na implementação de suas políticas, programas de pesca e do investimento público no setor pesqueiro”, disse. Pediu, no entanto, ao governo que lute pela preservação dos recursos marinhos pesqueiros para garantir a conservação destes recursos para a geração vindoura.

Rui Pinto Pereira defendeu defendeu a revisão da lei geral de pescas, para que a sua dinâmica seja enquadrada de acordo com a nova realidade e dar ao setor privado sua importância.

Pereira assegurou que a visita iniciada hoje ao Presidente Sissoco Embaló será estendida às outras instituições públicas ligadas ao sector das pescas.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: Cortesia da Presidência
Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário