quarta-feira, 23 de junho de 2021

Guinesliga: QUATRO CLUBES GARANTEM SUBIDA À PRIMEIRA LIGA DO CAMPEONATO NACIONAL

Quatro clubes de futebol garantiram a subida à primeira divisão do campeonato nacional “Guinesliga” na época desportiva 2020-2021, que terminou a sua fase de grupos no último fim-de-semana na Guiné-Bissau. Trata-se do FC Arados de Nhacra, campeão da Série D, Massav de Cacine, campeão da Série C, o FC Cupelum, campeão da Série B e o FC de Binar campeão da Série A.

Após a conclusão da fase de grupos, os quatro clubes vão realizar dois jogos para as meias-finais e a final da competição. As partidas das meias-finais são determinantes para o título do campeão da segunda liga em futebol.

As informações constam do comunicado do órgão assinado pela Secretária-geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau Bissau (FFGB), Virgínia Mendes Cruz, a que o Jornal O Democrata teve acesso. Segundo o documento, o FC Binar vai defrontar Massav de Cacine e o FC Cupelum joga frente ao FC Arados de Nhacra, nas partidas que decorrerão de 27 a 29 do mês em curso no estádio Lino Correia em Bissau.

Ouvido na terça-feira, 22 de Junho de 2021, pelo jornal O Democrata, o presidente de FC Arados de Nhacra, Mamadú Serifo Djaló, mostrou-se satisfeito pelo feito alcançado, uma vez que sua equipa conseguiu atingir um dos objetivos da nova direção do Bissau

Serifo Djaló realçou a capacidade da equipa técnica ao conseguir gerir uma equipa com mais de 30 jovens futebolistas. Os Arados de Nhacra conseguiram 7 vitórias em 9 jogos disputados ao longo da época. Enquanto campeão da série D, Massav de Cacine conseguiu subir à primeira divisão com 19 pontos. O clube do sul da Guiné-Bissau registou 5 vitórias, 4 empates e uma derrota. O presidente da equipa, Idelfonso Duarte Pinto, revelou que a união à volta da direção foi determinante e a chave da subida do clube para primeira divisão.

Em entrevista telefónica a O Democrata, Duarte Pinto pediu maior envolvimento dos adeptos, simpatizantes e associações do clube no último jogo que ainda resta para definir o campeão nacional da segunda liga.

O FC Binar conseguiu garantir a subida para primeira divisão, ao empatar a zero bolas com o Vitória de Cacheu na semana passada em Canchungo. O clube regressa assim à “Guinesliga”, dez anos depois da sua última aparição.

Na sua primeira reação a O Democrata, o presidente do Binar, Sana Djau, enfatizou que a subida da sua equipa para primeira divisão foi resultado de uma boa organização da direção, equipa técnica e todos os intervenientes.

“A vitória é de todos os filhos e amigos de Binar, principalmente das pessoas que contribuíram de forma direta e indiretamente para essa conquista”, salientou. O campeão da série B, FC Cupelum foi uma das equipas sensação do campeonato da primeira divisão, porque adotou uma postura diferente para garantir a subida. O clube apostou nos jogadores experientes que passaram nos grandes clubes nacionais, como Benfica e Balantas de Mansoa.

Em reação a esse feito, o presidente do clube, Abdu Mané, lamentou as dificuldades enfrentadas pela sua equipa durante a temporada que se encerra a 29 de junho deste ano e agradeceu aos jogadores e à equipa técnica pelo feito conseguido. Mané prometeu melhorar o plantel no próximo ano e tentar ser uma equipa sensação na prova, 2021/2022, na próxima equipa.

A FFGB anunciou alterações no Campeonato Nacional da Primeira Divisão do país a partir da época desportiva 2021/2022, com “Guinesliga” a passar de 14 para 16 equipas. A decisão de aumentar clubes foi aprovada no Congresso Ordinário da FFGB, no início deste mês, na sede do órgão no alto Bandim em Bissau. Dos 39 associados presentes no encontro, 37 votaram a favor da proposta apresentada pelo Comité Executivo da instituição federativa e 2 votaram pela abstenção.

Em relação à “Guinesliga”, já foram conhecidos os campeões das duas séries, A e B. O Sporting Clube da Guiné-Bissau foi vencedor da série A e o Sport Bissau e o Benfica vencedor da série B. Segundo apurou a secção desportiva do Jornal O Democrata, as duas equipas vão disputar a final do campeonato no dia 3 de julho próximo, no estádio Lino Correia.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário