quarta-feira, 30 de junho de 2021

Pescas/Ministro perspectiva recuperação de câmaras de conservação de pescados para abastecer todo o país


Bissau,30 Jun 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou que têm em carteira a recuperação de câmaras de conservação de pescado e a aquisição de viaturas frigoríficos para o transporte e distribuição de peixes em todas as regiões do país.

Em conferencia de imprensa sobre o balanço dos 45 dias à testa daquela instituição, Mário Siano Fambé disse que pretendem igualmente arrancar a breve trecho com os trabalhos de reinstalação de talhos de venda de pescado nos diferentes mercados e locais apropriados a serem identificados pela Comissão Criada para o efeito.

“Vamos criar as referidas condições de forma a podermos prosseguir com aplicação de normas que obrigam os navios a desembarcarem uma certa quantidade de pescado para o abastecimento do mercado nacional”, salientou o governante.

Adiantou que, quando assumiu as funções do ministro das Pescas, definiu como uma das suas prioridades o abastecimento do pescado no mercado nacional, acrescentando que nesta perspectiva, os navios que operam nas águas territoriais do país já desembarcaram 105 toneladas de peixes no período comprendido entre 01 à 06 de Junho do ano em curso.

“Isso resulta das exigências legais do pagamento de dívidas ou multas de infrações à Lei Geral das Pescas em pescado por parte dos armadores, conforme o navio, tanto do pavilhão estrangeiro ou nacional”, informou.

Ainda no que tange as perspectivas a curto prazo, o ministro das Pescas enumera a aprovação da nova orgânica do Ministério, e do Sistema Integrado de Gestão de Licenças de Pescas.

O governante disse que a médio prazo irão prosseguir com a reparação do Centro de Formação Profissional Pesqueira de Bolama, com vista a prosseguir com acções de capacitação e formação do pessoal do sector nomeadamente, os funcionários, Inspectores, observadores, marinheiros entre outros.

Mário Siano Fambé sublinhou que têm ainda na manga a implementação da reforma institucional que passa necessariamente pela revisão de pacotes legislativo e produção de novos diplomas para o sector e dos recursos humanos de forma a corresponder com o ensejo de todos.

Anunciou no entanto a criação de condições para a certificvação do laboratório do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA) com objectivo de permitir a exportação para os mercados internacionais do pescado e demais produtos.

Aquele responsável disse que, outra acção em carteira prende-se com a recuperação da empresa Estrela do Mar visando o reforço do abastecimento do pescado no mercado nacional, bem como instalação no alto mar de um Tanquer para abastecimento de navios.

A criação de uma Frota Nacional de Pesca, aquisição de grandes meios navais e aèreos para a fiscalização marítima, foram outros projectos que o ministro das Pescas disse ter em manga.

Perguntado sobre o balanço que faz dos 45 dias a testa do Ministério das Pescas, Mário Fambé disse que, o resultado deixa muito a desejar tendo em conta que ainda não conseguiu concretizar uma das suas prioridades que é de fazer o pescado chegar a todos os cantos do país num preço acessível.

Conosaba/ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário