segunda-feira, 28 de junho de 2021

Justiça/Embaixador de Portugal promete retoma de formação presencial de magistrados do Ministério Público


Bissau,28 Jun 21(ANG) – O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau promete para breve a retoma de formação presencial de magistrados do Ministério Público guineense tanto no país como em Portugal, com sinais de aproximação do fim da pandemia da Covid-19.

José Carroço, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o Procurador Geral da República, disse que a situação da pandemia da Covid-19 teve consequências menos positivas no desenrolar da cooperação, porque houve actividades e iniciativas que tiveram que ser adiadas.

“Agora com o processo de vacinação contra a Covid-19, todos desejamos e acreditamos que está-se a aproximar-se do fim, não obstante que exige ainda o cumprimento das regras sanitárias, nomeadamente o uso de máscaras e o avanço do processo de vacinação. Vamos estar na altura para retomar as formações ao nível presencial dos magistrados em áreas específicas”, disse.

O diplomata português afirmou que, os magistrados do seu país podem vir a Guiné-Bissau para dar formação em áreas específicas e como também os do Ministério Público guineense podem deslocar-se à Portugal para o efeito.

“Além disso, vamos continuar a diligenciar apoios do ponto de vista de meios digitais e informáticos, de bibliotecas, livros especializados de Direito, como temos feito no passado, ao nível da nossa cooperação”, salientou.

José Carroço sublinhou que vão incentivar essa proximidade num sector tão importante como o da justiça para a consolidação desejada e de estabilização do Estado do Direito na Guiné-Bissau.

Por sua vez, o Procurador Geral da República disse que solicitou a audiência com o embaixador de Portugal no país para dar seguimento aos contactos e parcerias existentes no passado.

Fernando Gomes afirmou que apresentou ao diplomata português as necessidades do Ministério Público com destaque para a formação dos magistrados daquela instituição bem como servir de ponte com entidades lusas para a dinamização de futuras parcerias.

O Procurador Geral da República sublinhou que o embaixador de Portugal prometeu fazer tudo para facilitar essa ligação entre o Ministério Público e as diversas instituições judiciárias portuguesas.

Conosaba/ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário