quinta-feira, 24 de junho de 2021

Ensino/"Não existe condição alguma para salvar este ano letivo 2020-2021 nas escolas públicas" diz Vice-presidente da CONAEGUIB

Bissau, 24 jun 21 (ANG) – A vice-presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Rosália Djedjo, disse hoje que, com a realidade atual nas escolas públicas, não existe nenhuma condição dentro das normas para salvar o presente ano letivo.

De acordo com a vice presidente da CONAEGUIB, tudo está caminhando de passos largos para a nulidade do ano, embora esta decisão cabe ao Governo, através do Ministério da Educação.

Segundo Djedjo, o governo não prioriza a educação, e ela defende que é urgente redefinir as prioridades do sector para impulsionar o progresso do país.

Por outro lado, este responsável estudantil propõe ao Governo, a mudança da sua comissão negocial, para puder dinamizar as negociações com os sindicatos de professores, porque,segundo ela, a atual não está tendo progressos, “e se continuar pode prejudicar o próximo ano letivo”.

A vice-presidente da CONAEGUIB exortou também os sindicatos a ponderarem e serem mais flexíveis para se criar um bom clima de negociação capaz de encontrar saídas viáveis para o setor do ensino guineense.

Aos estudantes das escolas públicas, Djedjo recomenda a manutenção do foco nos estudos extra-escolares, nas pesquisas pessoais, através de utilização das novas tecnoclogias de comunicação , enquanto as escolas se mantiverem fechadas, por causa das greves dos professores, em curso há mais de seis meses.

Conosaba/ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário