terça-feira, 22 de junho de 2021

Pescas/Ministro das Pescas da Guiné-Bissau, promete diligências para reativação da empresa Estrela do Mar




Bissau, 22 Jun 21(ANG) – O ministro das Pescas promete fazer diligências para encontrar parceiros interessados na reactivação da empresa Estrela do Mar, de forma a diminuir as dificuldades de abastecimento do mercado interno em pescado.

Mário Siano Fambé que falava à imprensa no final da visita que efectuou segunda-feira às instalações da antiga empresa Estrela do Mar, disse que é imprescindível reativar esta empresa , não só para o reforço da capacidade de abastecimento do pescado como também para salvaguarda a situação dos funcionários afecto aquela instituição.

Segundo o ex-director-geral da Estrela do Mar Paulo Có, trata-se de uma sociedade mista, em que o Estado da Guiné-Bissau detinha 51 por cento das acções e a antiga União Soviética 49 por cento.

Có contou que no dia 17 de Março de 2003 foram surprendidos com uma decisão de cedência da quota do Estado da Guiné-Bissau ao parceiro Russo, sem um aviso prévio aos trabalhadores, o que, segundo diz, levou a empresa a bancarrota.

Paulo Có afirmou que os trabalhadores recorreram às instituições judiciais tendo o processo arrastado até o Supremo Tribunal de Justiça anunciar um Acórdão que deu razão aos trabalhaodres à 15 de Março de 2007.

Acrescentou que mais tarde, os trabalhadores da antiga Estrela do Mar souberam que as instalações da empresa foram adquiridas por um empresário nacional de nome Duca.

“Daí produzimos uma carta ao antigo ministro das Pescas onde alertamos-lhe de que houve uma tentativa de apropriação de terreno da Estrela do Mar da parte do referido empresário”, explicou.

A propósito, o novo ministro das Pescas, Mário Fambé prometeu se inteirar do processo para se confirmar se tal empresário adequiriu de forma legal ou não as antigas instalações da Estrela do Mar, para depois tomar uma medida.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário