segunda-feira, 28 de junho de 2021

DEPUTADA DO PAIGC DENUNCIA QUE TRAFICANTES DE DROGA ESTÃO “A ENVENENAR E A MATAR” LENTAMENTE A JUVENTUDE GUINEENSE



A deputada da nação eleita na lista do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Cadi Seide, afirmou este sábado, 26 de junho de 2021, que traficantes da droga dos quais fazem parte deputados, governantes e forças de defesa e segurança, estão a envenenar e a matar lentamente a juventude guineense.

Cadi Seidi falava na cerimónia de celebração do dia Mundial de Luta Contra Drogas, sob lema “Papel da sociedade na dinamização das políticas públicas no combate às drogas, como forma de garantir direitos humanos e liberdade fundamentais”, organizado pela Rede Oeste Africana para Edificação de Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), na escola de Formação Superior Tchico Té, em Bissau.

A ex-ministra da Defesa nacional defende que, se os políticos continuarem a brigar, esquecendo que têm compromisso com a sociedade, as organizações da sociedade civil devem assumir essa responsabilidade através de projetos de luta contra drogas no país.

“Estamos a estragar a nossa sociedade com os dados apresentados sobre droga no país. Existem pessoas na Assembleia Nacional Popular, na sociedade civil, no governo e na forças da defesa e segurança, que provavelmente são traficantes de droga.”, denunciou.

Por seu lado, Domingos Quadé que também é deputado da nação, disse que só a sociedade, pode livrar-se da droga e primar pelos valores fundamentais que são a justiça, dignidade da pessoa humana, o trabalho, a fraternidade e sublinhou que os traficantes de droga são geralmente pessoas organizadas e quando chegam ao país, escolhem indivíduos mais espertos que integram a rede do poder como seus colaboradores. E assim são eleitos para os cargos de deputados, governantes e presidência da república traficantes de drogas.

A Coordenadora da Rede Oeste Africana para Edificação de Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), Denise Indeque, informou que na Guiné-Bissau, principalmente na capital Bissau,fortes indícios indicam que o número de consumidores de droga têm aumentado nos últimos anos, sobretudo nos principais centros urbanos e periféricos. Acrescentou que atualmente grande parte da juventude guineense encontra-se ameaçada pelo uso indevido de droga e tráficos ilícitos, causada pelo engano daqueles que só não se importam com o dano que afetam as pessoas e se enriquecem à custa da vida de terceiros.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário