sexta-feira, 25 de junho de 2021

Governo da Guiné-Bissau assume despesas para funcionamento de Hospital Raoul Follereau



O Governo da Guiné-Bissau vai passar a assumir as despesas de funcionamento do Hospital Raoul Follereau, principal unidade de tratamento de tuberculose do país, anunciou hoje, em comunicado, o Ministério das Finanças.

O Hospital Raoul Follereau era apoiado por uma organização não-governamental italiana, que desde 2018 deixou de fornecer ajuda por estar a passar por dificuldades financeiras.

"Esta intervenção visa colmatar o vazio deixado pela organização não-governamental italiana, que geria o hospital", explica-se no comunicado.

O Ministério das Finanças vai passar a pagar mensalmente mais de 30 milhões de francos cfa (cerca de 45 mil euros) para as despesas de funcionamento daquela unidade de saúde, nomeadamente compra de alimentos, medicamentos e combustível.

Durante o mês de junho, o Ministério das Finanças já desembolsou quase 20 milhões de francos cfa (cerca de 30 mil euros), acrescentou.

Em declarações à Lusa, no início de maio, o diretor do Hospital Raoul Follerau, Armando Sifna, anunciou que tinha suspendido o internamento de doentes por falta de alimentos e também devido à greve na função pública, que prossegue até 30 de junho.

Em maio, o hospital tinha internadas 40 pessoas, três dos quais com tuberculose muito resistente e os restantes com tuberculose sensível.

Conosaba/Lusa



Sem comentários:

Enviar um comentário