terça-feira, 29 de junho de 2021

MINISTÉRIO DO INTERIOR DESCONHECE A “LISTA NEGRA” COM NOMES DE FIGURAS PROIBIDAS DE VIAJAR



O Ministério do Interior desconhece a existência de uma suposta “lista negra” com nomes de algumas figuras visadas, entre políticos, juízes e empresários, proibidas de sair da Guiné-Bissau. 

A reação do Ministério do Interior sobre a denúncia da existência dessa lista, foi tornada pública na voz do Secretário de Estado da Ordem Pública, Alfredo Malú, em entrevista aos órgãos da comunicação social.

A denúncia sobre a existência da chamada “lista negra” que proíbe a saída do país de alguns dirigentes do PAIGC, juízes e empresários foi feita pelo deputado da bancada parlamentar do PAIGC e membro da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular, Hélder Barros que pediu à comissão especializada para área de segurança para deslocar-se ao aeroporto internacional para saber quem foi o depositário daquela lista.

“Nós sabemos que existe uma lista no aeroporto contendo nomes de alguns cidadãos. Constam os nomes de Eng. Domingos Simões Pereira, da Odete Semedo, Geraldo Martins e dos juízes Rui Nene e Paulo Sanhá, para além de outros ainda. A prova disso é o próprio empresário Veríssimo Nacassa” revelou o deputado.

Para o Secretário de Estado da Ordem Pública, Alfredo Malú, não é da competência do ministério do Interior tentar impedir viagens, mas sim, cumprir missão de garantir a segurança interna aos cidadãos nacionais.

“A nível do aeroporto e em todos os postos das fronteiras da Guiné-Bissau não existe nenhuma lista que impeça viagens às pessoas. Nós recebemos sim, um documento do tribunal regional de Bissorã com nomes de pessoas impedidas de sair do país, porque têm processos no tribunal e foram imediatamente contatadas pelos nossos serviços. Os nomes das personalidades políticas e empresários anunciados não figuram nesta lista do tribunal de Bissorã”, explicou o governante.

Malú disse que se um dia receberem o documento do ministério Público ou tribunal vão comunicar os visados primeiramente e não seria necessário esperá-lo no aeroporto. Contudo, voltou a afirmar que não é da competência do ministério do Interior impedir a viagem das pessoas.

Questionado sobre o que pretende fazer para apurar a veracidade dos rumores sobre a existência da lista, respondeu que convocaram todas as estruturas juntas fronteiras para pedir as informações mas estas confirmaram desconhecer da lista.

O Democrata apurou que o ministério do Interior, recebeu um documento do Ministério Público no qual consta o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, impedido de sair da Guiné-Bissau, por causa do processo de corrupção de que é acusado e que está sob investigação.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário