quinta-feira, 18 de abril de 2019

«TOMADA DE POSSE» DISCURSO DO COORDENADOR NACIONAL DO MADEM G-15


Empossamento dos Deputados 
à X Legislatura, 2019-2023 
                   Comunicação do Coordenador Nacional do MADEM G- 15

Deputado Braima Camará 
  
     Bissau, 18 de abril de 2019

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular

Engenheiro Cipriano Cassamá

Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal da Justiça

Dr. Paulo Sanhá

Excelentíssimo Senhor Procurador Geral da República

Dr. Bacari Biai  

Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas

General Biague Nantam

Excelentíssimo Senhor Dr. Luís Oliveira Sanca

Conselheiro de Estado e Primeiro Vice-Coordenador Nacional do MADEM G15

Excelentíssima Senhora general Adja Satú Camará

Conselheira de Estado, Segunda Vice-Coordenadora do MADEM G15 e Deputada da Nação

Excelentíssimo Senhor
Representante do Secretário Geral das Nações Unidas

Excelentíssimos Senhores Embaixadores e Representantes das Organizações Internacionais


Senhores Dignitários Religiosos e Representantes da Sociedade Civil

Excelentíssimos Senhores Deputados,

Minhas Senhoras, meus Senhores

O mandato que o povo guineense concedeu ao Movimento para a Alternância Democrática, MADEM G-15, representa, seguramente, a concretização de uma promessa de liberdade, de justiça, de autenticidade.  

Considerado por alguns como um “grupinho de dissidentes” em vias de extinção política, a expressiva votação de confiança no MADEM G15 superou todas as expetativas. Os prognósticos de famosos cientistas políticos da nossa praça não se confirmaram.

Deixamos, de vez, de ser um grupo de resistentes contra a arrogância política, contra “matchundade” juvenil, contra o inesperado culto de personalidade, males que surpreendentemente regressaram ao “partido histórico” e, que no seu tempo, Amílcar Cabral combateu severamente.

 E agora, tenho mesmo de perguntar: passamos nós a ser o quê?  Protagonistas políticos - eis o que nós passamos a ser, um estatuto que conquistamos nas urnas, democraticamente.   

É precisamente por esta nova evidência, que a Décima Legislatura que nós corporizamos a partir de hoje, nasce sob o signo da irrevogável dignidade constitucional do Deputado da Nação. Ficou estabelecido um novo patamar de cultura da nossa instituição parlamentar. Quem voltará a tentar expulsar da “casa do povo” um “eleito do povo”?


Caros colegas Deputados,


Em nome da família política MADEM G-15 e perante vós, tomo a liberdade de render uma justa homenagem àqueles que, na dura luta que travamos para resgatar a nossa dignidade, ficaram pelo caminho: a Deputada Isabel Mendes Correia Buscardini, o Deputado Tumane Mané, o Deputado Ali Khadra, o General Bitchofla Na Fafé, os senhores Lamine Camará, Fernando Indequi, Braima Iafá Sambú e a senhora Yolanda Carlos Brabé.

Como crentes, acreditamos que, neste momento, lá do alto onde eles se encontram, estão certamente a aplaudir-nos, orgulhosos pelos sucessos que nós conseguimos alcançar.

A vós, inesquecíveis companheiros da luta, quero reafirmar que a nossa vitória é igualmente a vossa vitória. Apesar de fisicamente ausentes, sentimos a presença entre nós do vosso espírito nesta luta que continua pela Guiné-Bissau.

Minhas Senhoras, meus Senhores 
Sinal forte de uma mudança política desejada pela sociedade guineense, o MADEM G-15 assume-se como fator de união, pilar de unidade nacional, dínamo de uma sociedade politica inclusiva, solidária, não sectária, porque - afinal – todos juntos não seremos demais para dar um novo rumo à Guiné-Bissau, nossa pátria amada.

Só juntos, unidos, saberemos enfrentar com sucesso a missão que o povo guineense acabou de nos confiar:  a regulação política inclusiva, premissa essencial da construção institucional do Estado de Direito Democrático, da consolidação da Paz, do Desenvolvimento Económico e do Bem-Estar dos Guineenses.

A capacidade política de inclusão parece ser a chave para encararmos com sentido de responsabilidade e com sentido de urgência um conjunto de desafios estratégicos inadiáveis. Desde logo,

·       o desafio que consiste em extinguir o foco sistémico da instabilidade política;

·       o desafio da democratização do poder local;

·       enfim, o desafio de conciliar o Estado com a sociedade guineense.

Só juntos – deixando de lado as tentações de exclusão política -  saberemos também combater as “chagas sociais” que a nenhum deputado pode deixar sossegado:

·       o flagelo da pobreza, que cresce;

·       a degradação do ensino publico - um sector estratégico gravemente deixado sem investimento estratégico;

·       a debilidade dos serviços da saúde e de saneamento básico,

enfim,

estamos confrontados com uma persistente crise social, que exige de todos nós uma agenda sustentável de respostas, um plano de crescimento económico sustentável e, apoiado nele, uma agenda de politicas sociais também sustentável.   


Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular

Excelentíssimos Senhores Líderes dos Partidos Políticos   

Excelentíssimos Senhores Deputados


Diante de tantos desafios e perante a necessidade de congregar todas as capacidades disponíveis, é preciso trazer para o centro do debate político mais do que um discurso tecnocrático, aliás, já quase saturado por efeito da sua intensiva banalização.

É tempo de ética na politica. Certamente é tempo também da legitimidade dos interesses a atender. Mas o tempo aponta sobretudo para os valores que não podem ser sacrificados.

É verdade que nós não andaremos bem orientados se nos limitarmos a um exercício de composição e satisfação dos interesses imediatos ou de curto prazo.

É verdade que não andaremos no bom caminho se sacrificarmos os valores – da unidade nacional, coesão territorial e social;    da justiça social na distribuição da riqueza produzida;     da educação, um setor crítico de desenvolvimento económico e de progresso social;      da cultura de esforço e do mérito;    da igualdade de oportunidades –, valores esses que, se os conseguirmos inscrever no nosso horizonte politico, constituirão, sem duvida,  a bússola de que tanto precisamos para construir um bom futuro guineense.


Senhor Representante do Secretário Geral das Nações Unidas

Senhor Representante da CEDEAO

Senhor Representante da União Africana

Senhores Embaixadores

Em nome do MADEM G15 e na minha qualidade de Deputado peço que aceitem as nossas saudações e os nossos agradecimentos. 

Durante anos a comunidade internacional demonstrou toda a  paciência para acompanhar o processo político guineense. Sei bem que não foi uma tarefa fácil.

Também guardo para mim o facto de que nem sempre estivemos de acordo com determinadas avaliações que fizeram da conjuntura politica guineense em evolução.

Mas há uma certeza que fica e que, seguramente, vai perdurar: o valor que guiou a vossa ação foi sempre o valor da solidariedade com o povo guineense. Por tudo o que, nesse sentido, fizeram pela Guiné-Bissau, o nosso muito obrigado.

E nesta hora de grande esperança, hora em que se abre um novo ciclo politico, continuamos a contar com a vossa simpatia, com a vossa paciência, com a vossa intercessão. Para que, junto dos governos e organizações internacionais que representam na Guiné-Bissau, continuem a promover a solidariedade e a cooperação para o Desenvolvimento do nosso país.

Reverendíssimo Bispo de Bissau

Dom José Camnaté Na Bissign

Distinto Imame da Mesquita Central

Aladje Mamadu Lamine Sissé   

Senhor Presidente do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos

Aladje Tcherno Embaló

Senhor Representante da União dos Imames

Aladje Bubacar Djaló

Senhor Presidente do Conselho Nacional Islâmico

Aladje Mamadú Sissé

Senhor Pastor da Igreja Evangélica Central

Andrelino Lopes Correia

A Paz é, em primeiro lugar, um dom de Deus. É isso o que nos ensinaram, e continuam a ensinar-nos.  É essa a profissão de fé dos crentes.

Nós continuamos a contar com a Vossa intercessão, com as vossas orações, com o vosso amparo espiritual. 

Em nome do MADEM G-15 e em nome dos Deputados que integram o seu Grupo Parlamentar, peço que aceitem o nosso reconhecimento e os nossos agradecimentos pelo Vosso Magistério.

Caros Colegas Deputados,

Um dia, um poeta disse que “o povo é quem mais ordena”. É verdade. O povo, em quem reside a soberania, ordenou que trabalhemos juntos, no imperativo da unidade nacional e na inclusão política operacional.  

Nesta ocasião tão importante, o MADEM G-15 e o seu Grupo Parlamentar sentem-se no dever de reafirmar a importância crucial da Assembleia Nacional Popular como o espelho onde melhor se reflete a nossa unidade nacional; como um espaço legítimo de expressão democrática da vontade do povo guineense.

Uma palavra de eterna gratidão à Amílcar Cabral, líder histórico, insuperável, que concebeu a criação da Assembleia Nacional Popular para arquitetar a constituição do Estado da Guiné-Bissau. Amílcar Cabral, com cujo legado nos identificamos, deixou-nos esta máxima de ação política, que passo a citar:

“Nós queremos que tudo quanto conquistamos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante” (fim de citação).

Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular

Caros Deputados,

Vai certamente servir para enaltecer, mais ainda, esta Décima Legislatura se voltarmos um bocado o nosso olhar sobre o passado, numa atitude de reconhecimento, num gesto sincero de reconciliação.

Apoiado nesta perspetiva, o MADEM G-15 convida todos os Deputados a se juntarem ao seu Grupo Parlamentar num ato público de homenagem aos saudosos Presidentes da República, João Bernardo Vieira, Koumba Yalá e Malam Bacai Sanhá, fundadores da Democracia Guineense, primeiros Chefes de Estado democraticamente eleitos.

Senhor Presidente, Senhor Líderes, o convite está feito.

Agora vou dizer apenas mais duas palavras para finalizar esta minha intervenção. Primeiro, para enviar um abraço forte às mulheres e aos jovens do MADEM G-15. E, a seguir,  para reafirmar a todos os nossos militantes, quadros e dirigentes a mesma certeza que desde o início nos animou: de que vale sempre a pena lutar, com tenacidade, em nome da nossa dignidade e do nosso direito de servir a Guiné-Bissau.

Muito obrigado a todos.

Viva a Guiné-Bissau









Sem comentários:

Enviar um comentário