terça-feira, 23 de abril de 2019

COMISSÃO NACIONAL DAS EXÉQUIAS DE SAVIMBI RECEBE RESULTADOS DO EXAME DE ADN DO FUNDADOR DA UNITA

Fonte do partido confirma que restos mortais são de Jonas Savimbi


Após quase três meses de espera, os resultados dos exames de ADN às ossadas de Jonas Savimbi confirmam pertencer ao líder da UNITA, confirmou à VOA uma fonte daquele partido.

As amostras foram entregues no sábado, 22, adiantou a mesma fonte.

Os exames foram feitos em Portugal, África do Sul e Angola.

Contactado, o porta-voz do "Galo Negro", Alcides Sakala, não confirma, nem desconfirma a informação, mas promete pronunciar-se, forma oficial, após a reunião da Comissão Nacional das Exéquias de Jonas Savimbi, convocada de emergência pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, para amanhã, 23.

“Em principio não lhe posso confirmar, muito menos desconfirmar. Nós temos uma reunião marcada para amanhã, da Comissão Nacional Sobre as Exéquias e só depois poderei fazer um pronunciamento oficial sobre esta matéria" , resume Sakala

O deputado da UNITA no Bié e membro da Comissão Nacional das Exéquias de Savimbi, Manuel Savihemba, também remeteu qualquer pronunciamento para “o líder do partido”, depois da reunião.

As exéquias de Jonas Savimbi estavam previstas para acontecer no princípio deste mês de Abril, mas foram adiadas para depois de conhecidos os resultados das análises ao ADN do fundador do partido.

No entanto, Alcides Sakala considera estarem mais próximos do funeral, embora admita alguns entraves, como as vias de acesso e várias questões de acomodação dos milhares de convidados nacionais e estrangeiros.

A família está expectante com a abertura do Governo, o que não aconteceu durante o consulado de José Eduardo dos Santos.

A cerimónia de exumação e recolha de amostras dos restos mortais Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, realizou-se a 31 de Janeiro, no Luena, província do Moxico, onde estava sepultado.

As cerimónias fúnebres estão previstas para Lopitanga, província do Bié, onde o resto da família está sepultado.

Conosaba/Voa

Sem comentários:

Enviar um comentário