sexta-feira, 26 de abril de 2019

«CASO 'ARROZ DO POVO« PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA NEGA TER ORDENADO DEVOLUÇÃO DO ARROZ APREENDIDO PELA PELA POLÍCIA JUDICIARIA


Bissau, 26 abr 19 (ANG) – O Procurador-Geral da Republica da Guiné-Bissau nega ter ordenado a devolução do arroz apreendido pela Policia Judiciaria (PJ).

Bacari Biai falava hoje à imprensa à saída de um encontro com o chefe de Estado em que foi questionado sobre o processo relacionado ao alegado desvio do “arroz do povo” , cuja recuperação fora desencadeada pela Polícia Judiciária(PJ) guineense.

Disse que o processo se encontra em mãos de um magistrado e não com ele enquanto procurador,e que desconhece o seu conteúdo.

Em relação ao processo instaurado contra o chefe da referida operação da PJ, recusou igualmente falar do assunto alegando desconhecer a matéria.

“A investigação não se faz sem respeitar as leis, ela se faz em conformidade com as leis”, afirmou para depois acrescentar que a procura da verdade dos factos não se faz a todo custo, mas com base nas normas. 

Perguntado se durante a investigação, a PJ infringiu a lei, Biai disse que não pode afirmar se a PJ agiu ou não em conformidade com a lei.
32366
No âmbito da operação “arroz do povo”, a PJ recuperou parte desse produto de primeira necessidade doado pela República Popular da China às autoridades de Bissau, e destinado às populações mais carenciadas.

Algumas toneladas foram descobertas na quinta do actual ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, que entretanto só não foi detido pela PJ por impedimento dos elementos da polícia que lhe servem de seguranças.

No quadro de encontros com diferentes chefes dos órgãos da soberania, o Presidente José Mario Vaz recebeu igualmente o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá.

A saída, Sanhá recusou comentar as divergências no parlamento, e quanto ao encontro disse que abordaram vários assuntos com Presidente da Republica da Guiné-Bissau.

Referiu que em democracia as pessoas ê em opiniões diferentes e que as criticas são legítimas, mas que no fim reconhecem a lei.

Instado a confirmar se deu entrada no seu gabinete pedido de impugnação do processo de votação feita quarta-feira na ausência de dois dos seis partidos que compõe o novo parlamento guineense disse que não, pelo menos até ao momento em que estava a falar à imprensa.

Ao abandonar o parlamento descontente , o coordenador do partido Madem g-15, Braima Camará declarou que iria recorrer à instâncias judiciais para impugnar as votações feitas pelos deputados e que reprovaram a sua eleição para as funções de 2º vice-presidente da ANP, no âmbito da X legislatura cuja mesa entrou em funções quarta-feira com a eleição dos restantes membros.

Conosaba/ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário