sexta-feira, 19 de abril de 2019

TERRA SANTA: "MANSOA A CIDADE PERDIDA NO TEMPO" JORNALISTA MAMADU SAIDO EMBALO

Situada entre quatro sectores da Guiné –Bissau, Mansoa é uma das vilas da Guiné Bissau que mais traços conserva da secular presença colonial Portuguesa, apesar de ter diluído através do tempo, ainda restam a Ponte, a prisão, a residência do Administrador, clube de futebol os balantas , etc. «Cidade verde », como era chamado no tempo colonial, pelas quantidades de flores e arvores que a circundavam, algumas ainda com estilhaços de bombas de Paigc cravados nas suas copas . 

Para quem pela primeira vez viaja para esta pacata cidade do interior da Guiné, a escassos quinhentos metros das primeiras casas, vinda de Jugudul pode vislumbrar a ponte sobre o rio Mansoa, uma omnipotente obra de arte pintada de branca, debaixo da qual flutua magais incolores, com quantidade de impurezas que transporta na sua mansa viagem de subir e descer das marés. Banhando as costas, formando bacias hidrográficas, muito aproveitadas para agricultura, a pesca e extracção do sal. 

Nas épocas chuvosas a agua salgada transforma-se em água doce, o rio e pequenos riachos se tornam muito abundantes em pescados. Inserido numa zona de transição entre os planaltos e um território de altitude pouco acentuada, associadas as condições tropicais do clima e a fertilidade do solo, outorgam a agricultura um potencial enorme nas culturas do arroz, mandioca, mancara e do milho. 

Depois da ponte , a esquerda do entroncamento , vem a estrada que leva para o centro da cidade, constituída essencialmente com casas velhas em ruinas mesmo assim continuam ostentando nas paredes os vestígios de cal branca e portas rústicas. No sentido contrário está o aquartelamento militar.

Com uma população estimada em cerca de 35.616 habitantes, essencialmente jovens , o futebol é a maior paixão da cidade, facto que se pode testemunhar não só pela equipa local (os balantas) que é uma referência nacional e internacional , também pela quantidade de espaços aproveitados pelas crianças e adultos para suas peladinhas. Mansoa foi várias vezes campeão nacional e por muitos considerado celeiro de grande futebolistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário