quinta-feira, 18 de abril de 2019

PRS CRITICA PARCIALIDADE DA COMUNIDADE INTERNACIONAL DURANTE CRISE NA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 18 abr 2019 (Lusa) - O Partido de Renovação Social (PRS) criticou hoje a falta de imparcialidade da comunidade internacional durante a crise político-institucional que a Guiné-Bissau viveu nos últimos três anos.

Num discurso proferido por ocasião da cerimónia de tomada de posse dos 102 deputados eleitos nas legislativas de 10 de março, o deputado do PRS Sola N'Quilin, em representação do presidente do partido, Alberto Nambeia, começou por afirmar que o ato de hoje deve "testemunhar o fim da alegada crise político-institucional instalada logo após as eleições legislativas de 2014".

"É importante dizer que o dia de hoje em celebração tornou-se realidade graças ao empenho e maturidade política de todos os atores políticos guineenses e a sua sociedade civil organizada", afirmou.

O deputado agradeceu também à comunidade internacional por, apesar da complexidade do ambiente político vivido, ter apoiado o povo guineense.

"Porém, é justo aqui dizer que em certos momentos do processo esta mesma comunidade internacional, infelizmente, esteve aquém da imparcialidade que devia caracterizar a sua atuação e fazemos fé que essa conduta parcial e injusta seja corrigida nas próximas oportunidades a bem da nossa Guiné-Bissau", afirmou, provocando um burburinho na sala e levando o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, a pedir silêncio.

Segundo o deputado, o novo parlamento tem um trabalho "árduo", mas "gratificante", na "busca de grandes consensos reformistas, que nas circunstâncias atuais valem mais do que todas as engenharias políticas apresentadas e escondidas até agora e que se destinam ao jogo político que hoje se inicia".

"Neste esgrimir de argumentos políticos a bem da Nação, a paciência, o espírito de cedência mútuo, a humildade, o bom senso e o amor à Pátria serão os elementos catalisadores neste espaço", afirmou.

O PRS elegeu 21 mandatos nas legislativas de 10 de março, passando a ser a terceira força política da Assembleia Nacional Popular.

O PRS e o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) assinaram um acordo de incidência parlamentar, tendo em conjunto 48 deputados.

Conosaba/lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário