segunda-feira, 29 de abril de 2019

JUVENTUDE DE MADEM PEDE INTERVENÇÃO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL NA RESOLUÇÃO DO IMPASSE NO PARLAMENTO


A Juventude do Movimento para Alternância Democrática (JUADEM-G15) pede a intervenção da comunidade internacional em relação ao impasse que se verifica no parlamento que motiva a vacatura no posto do segundo vice-presidente da mesa da ANP

A exortação da juventude do MADEM acontece horas antes da chegada da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que visa inteirar da actual situação política, no país.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira (29), Fidélis Biombo Cá, em nome da juventude, responsabiliza ainda o PAIGC pela actual situação no parlamento por não estar em condições de dar ao povo guineense o desenvolvimento almejado.

“Apelamos a comunidade internacional a chamar as partes para se sentarem a mesma mesa para busca de solução que permitirá o país andar”

“Por isso responsabilizamos o PAIGC pela actual crise porque pensamos que, depois das eleições era urgente a formação do governo para a viabilização dos problemas do povo cansado e que precisa de estabilidade, mas tem pessoa que não estão interessadas porque não estão em condições de governar o país”.

Fidélis Biombo Cá sustenta ainda que durante a votação dos membros da mesa não houve democracia e, no entanto, considera todo o processo de votação de nulo. O movimento reafirma que “enquanto permanecer o impasse”, o nome do coordenador Braima Camará será sempre escolhido.

“A eleição dos membros da mesa deveria ser secreta mas o que acontece é que os deputados foram dados 3 boletins (sim, não e abstenção) e os dois são entregues à bancada. Sendo assim o processo é nulo”, acusa.

Na semana passada o MADEM ameaça que vão impugnar todos os actos verificados durante as sessões desta Xª legislatura. Isto depois de a sua candidatura foi chumbada para ocupar o cargo que, por inerência, deve ser ocupado pelo MADEM G15 mas depois de uma votação dos representantes do povo.

Na sessão da semana passada, que acabou por ser abandonada pelo MADEM e pelo PRS, o presidente do parlamento, Cipriano Cassama, diz que o início da Xª legislatura deve ser encarado como a transição de uma legislatura conturbada marcada profundamente por acontecimentos políticos ímpar na história da democracia pluralista guineense para uma legislatura que se perspectiva ao serviço do povo guineense e reforço da ocasião parlamentar.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário