sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

SINDEPROF ACUSA PR DE FORÇAR ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

O secretário para Organização e Dinamização do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Alfredo Biague, acusa o Presidente da República (PR) e o governo de Aristides Gomes, de querer induzir os sindicatos a assinarem o memorando na passada segunda-feira (17)

Acusação feita, esta sexta-feira (21), em Bissau, durante uma conferência de imprensa, realizada na sede do SINDEPROF, que visa esclarecer as razões que os levou a recusa dos sindicatos do sector do ensino em assinar o acordo apresentado na presença do presidente José Mário Vaz.

Segundo sindicalista documento era uma proposta que foi modificada pelo ministro da educação, através de um acordo pré escrito anteriormente.

“Elaboramos os quatro pontos da proposta que o primeiro-ministro elaborou em forma do memorando do entendimento e apresentou-o ao presidente da república. Na segunda-feira fomos para tentar animar o memorando mas o presidente da república abriu o encontro e proibiu o uso da palavra e sabemos que não estamos num mundo escravista. O presidente ordenou a assinatura do memorando mas os líderes sindicais recusaram porque a assinatura não deve ser coagida”.

Em relação a acusação dos líderes sindicais de educação em receber viaturas por parte do presidente da república, Alfredo Biague, afirma que estão solidários com os acusados.

“Solidarizamos com os nossos sindicalistas detidos. A justiça é boa e orgulhamos em ter uma justiça equitativa no país porque serve para moralizar e disciplinar a sociedade. Se tem corruptor significa que tem corruptor e se na verdade é o presidente da república o corruptor a lei deve buscar os caminhos para responsabilizá-lo”.

Entretanto, segundo informações disponíveis os quatro líderes sindicais presos esta semana depois de serem ouvidos na Política Judiciária já estão em liberdade.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário