quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

ASSOCIAÇÕES PEDEM APOIO DO PARLAMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Humanité Inclusion, em colaboração com Federação das Pessoas com Deficiência, pede apoio aos Deputados para ajudar na sensibilização e na aprovação de uma legislação inclusiva sobre as pessoas deficiência que regista uma tendência alta do VIH sida

O responsável do Seguimento e Avaliação do Projecto VIH com Deficiência Humanité Inclusion, Rosa Maria Tavares, disse que o estudo revela que a tendência do VIH sida nas pessoas com deficiência é muito alta.

“É do conhecimento dos Guineenses que a prevalência do 3.3 a nível da sub-região, a Guiné-Bissau tem nível mais alto de VIH, e este projecto abrange 6 países de sub-região, o estudo mostra ainda que as pessoas com deficiência a taxa de VIH é de 7.2, e na mulheres com deficiência é de 8.8 é uma preocupação”, explica. 

Para a Vice-Presidente da Federação, Ana Muscuta Turé, só trabalhando juntos com deputados da nação é que pode se ter uma legislação porque “as pessoas estão a descriminar e a violar as pessoas com deficiência ao ponto de engravidar e infectada e não tem nem uma lei que defende e nem baliza os seus direitos”.

“A questão que nos preocupa bastante na inclusão das pessoas com deficiência em todo o sistema a Guiné-Bissau é um dos países que não têm nenhum tipo de lei que defende a pessoa com deficiência. Não existe uma lei que protege, não tem a lei que dá a pessoa com deficiência para estar incluído na sociedade.

A preocupação do nível do VIH no país foi apresentada durante a sessão, depois apresentação, discussão e aprovação final do código de justiça militar.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário