quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

«ABARCA MANELINHO!» JÁ É OFICIAL, O PRESIDENTE DA FIFA VISITA GUINÉ-BISSAU EM JANEIRO DE 2019

Em comunicado, a FFGB confirma que o Presidente da FIFA Gianno Infantino chega a Bissau no proximo dia 7 de janeiro.


Será a primeira visita oficial de um alto dirigente de futebol mundial a Guiné-Bissau.

Durante três dias, Infantino pretende contactar as auroridades de fotubol guineense numa altura em que o país figura no lugar 120 do ranking da FIFA e terceiro a nível do Palap.

A Guiné Bissau está a um ponto para se qualificar pela segunda vez para o CAN, onde lidera o grupa-k, com 10 pontos, igual pontos com a Namibia.

O Presidente da FIFA vai encontrar um país com grandes potencialidades, mas com um campeonato semi-amador, com apenas dois estadios com padrão aceitavel para a pratica de futebol, (24 de Setembro e Lino Correia).

Por Aliu Cande

Conosaba do Porto/gq.globo.

Quem é Gianni Infantino, o novo presidente da FIFA

Gianni Infantino é advogado, fala cinco idiomas e propões uma Copa do Mundo maior. Conheça o novo presidente da FIFA

Em meio a afastamentos, denúncias e escândalos de corrupção, a FIFA tem um novo presidente: Gianni Infantino. O suiço venceu as apertadas eleições do orgão mundial do futebol nesta sexta-feira (26) e agora tem um grande desafio pela frente: recuperar a moral a instituição.

Aos 45 anos, Infantino foi a segunda opção da UEFA - onde era secretário-geral da entidade europeia -, após Michel Platini ser acusado de corrupção e banido do mundo esportivo por seis anos (junto com Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA). Agora, ele terá quatro anos para "colocar a casa no lugar". Eis alguns fatos sobre ele que você precisa saber sobre ele.

Homem do futebol
Nascido em Briga-Glis, uma comunidade alemã da Suíça, possui ascendência italiana. Já na Universidade de Neuchâtel, onde cursou direito, era secretário-geral do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES). Depois, passou pelas áreas jurídicas de Ligas de futebol de Espanha, Itália e Suíça antes de chegar na UEFA, em 2000. Quatro anos depois, virou chefe do setor e, em 2009, virou braço-direito de Platini. Com tudo o que vem acontecendo à FIFA, não é de se assustar que tenham escolhido um especialista em leis para comandá-la.

Poliglota
Reuniões com diversas nacionalidades não serão um problema: Infantino fala italiano, francês, inglês, alemão e espanhol.

Na ponta do lápis
Um dos projetos mais notórios do suíço na UEFA foi a implementação do fair play fiscal. Entre os clubes europeus, é proibido gastar mais do que se arrecada em uma temporada - uma iniciativa interessar para acabar com a inflação no mercado da bola. Se isso se ampliar para todo o mundo, a China terá problemas nos próximos anos.

Por uma Copa maior...
Entre as principais propostas do novo presidente, está a ampliação da Copa do Mundo. Ele defende um formato com 40 equipes, oito a mais que as atuais 32 seleções. Este posicionamento pode ter angariado uma boa quantidade de votos de nações menores na eleição.

...E melhor
Outra sugestão de Infantino é criar um repasse de US$ 1,2 bilhão da FIFA para as federações, em busca de desenvolver mais o futebol. Se a motivação para isso é, de fato, ampliar os horizontes do esporte, aí é outra história.

Sem comentários:

Enviar um comentário