quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

«OPINIÃO» "IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ECONOMIA GUINEENSE!" -MESTRE: ALIU SOARES CASSAMA

O Instituto Nacional de Estatística da Guiné-Bissau tem as funções de revelar, classificar, codificar, compilar e difundir, com caráter oficial, a informação estatística do país.

O Decreto-Lei nº2/91, de 25 de março, é o instrumento legal que regula o funcionamento atual do INEC.

Os dados estatísticos têm uma importância capital para qualquer economia do mundo e a Guiné-Bissau não foge à regra.

Apesar da crónica falta de meios financeiros e materiais com que se depara, permanentemente, o instituto, acrescida da falta de um enquadramento legal apropriado para o exercício das atividades estatísticas, é notório que a gestão das atividades relativas à produção estatística do INEC tem sido bastante centralizada ao nível dos sucessivos Diretores, sobretudo pela falta de um esquema eficaz, coerente e transparente de circulação da informação técnica e funcional, do topo para a base e vice-versa.

De facto, não se podem ter dados económicos fiáveis sem estatísticas fiáveis.

Na Guiné-Bissau, investimos muito pouco em estatística razão pela qual divergimos sistematicamente nos números sempre que as instituições de Bretton Woods (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial) fazem uma avaliação do nosso desempenho macroeconómico.

O desempenho do sistema estatístico do país deveria estar no topo das prioridades dos sucessivos governos que já passaram neste país, dando particular importância à produção de dados fiáveis que ajudem o Executivo a gizar boas políticas económicas e sociais.
É inegável o papel crucial que a estatística desempenha no desenvolvimento económico e social dos países.

Sem um investimento sério no sector estatístico, o nosso país continuará a viver à deriva, com base exclusivamente em meras opiniões sem qualquer confirmação empírica. Não seria bom para a nossa sociedade, que se quer cada vez mais desenvolvida, que a situação ficasse na mesma. E para saber se a Guiné-Bissau quer avançar, as estatísticas oficiais são essenciais.

Tive recentemente um encontro  com o pessoal do Instituto Nacional de Estatística (INEC). Nessa reunião, foi-me dito que o maior contributo da estatística para a nossa economia tem sido o trabalho inferencial que o mesmo permite estabelecer e, consequentemente, o desenvolvimento de modelos de previsão adaptados à realidade macroeconómica do país.
Outro facto de importância significativa para a economia, advindo da estatística, é a possibilidade de se testarem cenários decorrentes de medidas políticas que se pretende, eventualmente, vir a implementar antes da respetiva aprovação e entrada em vigor.

Um bom sistema estatístico permite, por exemplo, que os governantes tomem decisões que vão realmente ao encontro da resolução dos problemas das populações.
Tem-se dito que só se tomam boas decisões quando se tem informação fiável disponível.
A estatística dá-nos informações contendo indicadores que possibilitam aos governantes saber da situação real deste ou daquele sector da vida nacional e encontrar as melhores terapias para os males.

Na Guiné-Bissau, os desafios decorrentes do processo de crescimento e de desenvolvimento económico obrigam-nos a ter um eficiente sistema estatístico, sem o qual não é possivél definir com rigor as diferentes variáveis económicas, de nível micro, meso ou macro.

Há, entretanto, um grande esforço do nosso Instituto Nacional de Estatística (INEC) no sentido de produzir informação estatística em quantidade e em qualidade, não obstante as dificuldades reais com que esta instituição se confronta.
Recomendações:

ü  Elaboração de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico, a qual vai conformar todas as actividades e projectos para a melhoria que se espera em termos de produção e difusão estatística;

ü  As informações estatísticas devem ser concisas, específicas e  eficazes, para que o Governo possa definir melhor as suas metas, avaliar o seu desempenho, identificar os seus pontos fortes e fracos, e actuar na melhoria contínua das Políticas Públicas.

É com dados estatísticos que se consegue ter uma visão mais clara da realidade que se quer estudar e a partir dela se consegue programar o futuro. Por isso devemos apostar seriamente na Estatística!
                                                             

                                                                     Mestre : Aliu Soares Cassamá

Sem comentários:

Enviar um comentário