segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

«SEGURANÇA MARÍTIMA» CAPITÃO DOS PORTOS DA GUINÉ-BISSAU PEDE REPARAÇÃO DE BARCOS QUE ASSEGURAM LIGAÇÕES ÁS ILHAS


Bissau, 17 Dez 18 (ANG) – O Capitão dos Portos da Guiné defendeu hoje a necessidade e se fazer a reparação dos dois barcos nomeadamente Bária e Pecixe que fazem a ligação entre o continente e as ilhas ,a fim de se evitar eventuais riscos de vidas.

Em declarações hoje à ANG, Sigá Batista disse que de Novembro à Março, a Capitania sempre se depara com problemas de solicitações de socorro nos mares porque normalmente nessa época o país sofre de ventos fortes e o mar fica sempre agitado e provoca acidentes que as vezes causam perdas de vidas.

Acrescentou ainda que apesar de existirem medidas de proibição de navegação das pirogas, mas, como não existe barcos para esse efeito, a direcção da capitania resolveu ceder licenças à algumas embarcações que carregam metade das suas lotações,tanto de pasageiros como de cargas, e uso obrigatório de coletes sal-vidas.

Aquele responsável explicou que apesar de resistências por parte de alguns passageiros, que negam usar coletes alegando que se encontram sujos, tem estado a controolar a aplicação dessa medida.

Batista afirmou que a sua instituição se debate com falta de meios materiais e financeiros, e que só têm um único bote de salvamento para responder as necessidades da população, o que os levas muitas vezes a recorrer à privados para efeitos de salvamento.

Acrescentou que para se superar essas insufiências, enviou várias cartas para o governo mas não obteve nenhuma resposta. 

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário