segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ANTIGO JOGADOR DO BENFICA ANTÓNIO SIMÕES (COLEGA DE EUSÉBIO) ASSALTADO E HOSPITALIZADO EM CABO VERDE


O antigo futebolista português António Simões foi assaltado no sábado na cidade da Praia, em Cabo Verde, onde pretendia passar o fim do ano, tendo sido hospitalizado e transportado para Portugal no seguimento dos ferimentos sofridos, segundo a imprensa.

De acordo com o jornal Asemanaonline, o assalto aconteceu na tarde de sábado e no seu seguimento a antiga glória do Benfica deslocou uma perna, pelo que foi assistido no Hospital Dr. Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana.

O jornal cita o presidente da Casa do Benfica da Praia, segundo o qual o antigo jogador deslocou uma perna e teve de regressar hoje a Portugal "para receber cuidados médicos adequados".

A mesma fonte adiantou ao jornal que "o assaltante já foi capturado pela polícia".

Conosaba/Lusa


António Simões da Costa, mais conhecido como António Simões ou Simões MPIH (Seixal, Corroios, 14 de Dezembro de 1943), foi jogador de futebol do Benfica e da Selecção Portuguesa. Pertenceu à magnífica geração de 60, que conquistou uma Taça dos Campeões pelo Benfica, e o 3º lugar no Mundial de 1966 pela Selecção Nacional.

Decorria o ano de 1957 quando chegou aos ouvidos dos dirigentes do Almada F. C. que dois irmãos faziam "furor" pelas ruas desta cidade. Não demorou muito até irem pedir autorização a D. Palmira para que os seus dois filhos se pudessem inscrever como jogadores do clube. 

Os seus nomes eram Aníbal e António Simões e, se bem que um, Aníbal, tenha recusado o convite para poder continuar a estudar, António aceitou de imediato, passando a treinar e a trabalhar numa firma de máquinas de escrever. É no Almada que Simões Costa, como então era conhecido, se estrearia pelos principiantes a nível oficial, iniciando assim uma carreira gloriosa.

Pouco tempo depois, o Clube de Futebol Os Belenenses convida-o para fazer testes no Restelo, só que o Almada exigiu cinquenta contos pela transferência do jovem jogador e a mesma não se realizou. Meses depois é o Sporting que surge na corrida à sua contratação. Simões passa a treinar em Alvalade recebendo 750 escudos por mês mas, uma vez que o Almada ainda não tinha recebido os tais 50 contos pela transferência, é o Benfica que chega primeiro a acordo tanto com o Almada como com a mãe de Simões.

A 3 de Janeiro fará a sua estreia contra o Belenenses, no qual marcará um golo. Ainda com dezessete anos tornou-se titular indiscutível do onze base. E, com apenas 20 anos, o Rato Mickey, como era carinhosamente chamado pelos colegas, foi considerado o melhor extremo-esquerdo da Europa.

Do Benfica à Selecção foi apenas um passo. Simões estaria no segundo maior feito do futebol português: a conquista do terceiro lugar no Mundial de 66. Em Inglaterra realizou exibições espectaculares, tendo mesmo marcado um golo ao Brasil de Pelé.

A 19 de Dezembro de 1966 foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique.

Além do Benfica, Simões jogou, ainda, pelo União de Tomar, encerrando a sua carreira de jogador na América.

No seu brilhante palmarés podemos encontrar uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, 4 Taças de Portugal, 11 Campeonatos Nacionais, tendo realizado 46 jogos com a camisola da Selecção.

Foi candidato, não eleito, à Assembleia Constituinte pelo CDS, do círculo de Setúbal. Nas Eleições legislativas portuguesas de 1976 foi o único deputado eleito pelo CDS no distrito de Setúbal como deputado independente.

Nas Eleições autárquicas portuguesas de 2013 apoiou Bernardino Soares à Presidência da Câmara Municipal de Loures.

Foi, ainda, treinador de futebol. Foi comentador de futebol no programa Play-Off da SIC Notícias.










Sem comentários:

Enviar um comentário