segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

«OPINIÃO - Nº 11/2018» "NADA CAÍ NO CÉU E NEM NADA SAÍ NO SOLO" - MALAM GOMES

No centro: Malam Gomes

Muitas pessoas e muitos países queixam-se, mas não têm as razões – não cumprem as suas obrigações, alguns têm as razões que sobram para se queixarem, porque trabalham com seriedade e responsabilidade ou cumprem as suas obrigações têm direitos de exigir os seus direitos.

As falhas e erros são normais no ser humano que trabalha.

Trabalho é um sacrifício, é a nossa obrigação, mas não é obrigatório e nem é o castigo, para ganharmos alguma coisa na vida temos que dar um algo em troca, só recebe quem dá, o bom entendedor meia palavra Basta.

Podemos ver sempre a luz ao fundo de túnel mesmo a secura.

Lançar poeiras nos olhos das pessoas, tentar tapar o sol com as mãos, mentiras, boatos, promessas falsas, manipular as pessoas e facilidade São totalmente diferente de:

Termos Ideias, propostas e projectos de – Curto, médio e longo prazo, para a sociedade, o país e o mundo global, pois sem elas nada pode ser feito na nossa sociedade, nos nossos países e no mundo - Sem trabalho sério, responsabilidade, entendimentos, transparências, e confiança nada, também pode ser feito no nosso mundo global.

Se queremos encarrar o mundo com originalidade, devemos saber as nossas limitações e evitar quebra da confiança e se queremos ser alternativas credíveis temos que – Participar, colaborar, dar as nossas contribuições, fazer críticas justas com base fundamental, fazer parte do sistema – Vimos as mudanças pacífica como são feitas em todo mudo, quem o fez e não devemos esquecermos que as mudanças não são fáceis a sociedade (Pessoas), querem ver os resultados, as garantias que as coisas vão mudar mas mudar para melhorar - Caso contrário a sociedade que são as (Pessoas) torcem os narizes, se os resultados permitidas não aparecer e pior de tudo se as coisas vierem piorar, pois não aceitarão qualquer que sejam justificação ou explicações, venham elas donde vier.

É possível ou não é possível mudar nós mesmo? Os nossos países ou o mundo global? Sim é possível. Politicamente são aceitáveis. Tecnicamente é possível. E socialmente é indispensável. Porque são questões políticas. Basta ter vontade, paciência, ética, capacidade, mas com pessoas sérios, inteligentes, cultos, trabalhadores (as) sérios e solidários.

Fazer política não é fácil no mundo atual, porque a bitola das exigências são altas ou enorme – muita gente querem tudo e mais alguma coisa sem darem nada em troco e se não dermos eles criam-nos problemas, porque alguns são especialistas nas fabricações de mentiras, nas calúnias, nas denúncias, em manipulação de opinião pública e em criação dos factos que não existem, e sempre pensando nos cenários possíveis.

O que conta no ser humano são – Trabalho sério com a responsabilidade, paciência, capacidade, ética, vontade, transparência com provas dadas é aqui que vem tudo - O nosso respeito, reconhecimento e a confiança, ninguém, mas ninguém dá nada a ninguém e nem ninguém vai pôr o dinheiro no buraco sem fundo. O bom entendedor meia palavra basta.

Caros compatriotas guineenses, as nossas inteligências, não nos ajudam e nem vão valer-nos nada, alguns dos nossos políticos, são especialistas nas calúnias, denúncias, mentiras, manipulação, interpretações de tudo incluindo a Constituição, leis estatutos de partidos, movimentos políticos e da sociedade civil, reclamações de direitos que muitos (julgam que tem e não têm), rebaixar, desrespeitar as pessoas, pedem ou permitem o impossível, nós todos sabemos quem permite tudo acaba de vir dar as mãos vazias e quem pede o impossível acaba de perder tudo.

Residências oficiais dos nossos diferendos ou (problemas).

Em qualquer país do mundo, se não são respeitadas as pessoas sérias que trabalham com seriedade, com provas dadas, instituição públicas e privadas, a constituição, as leis, as pessoas em frente das instituições, ordens dos tribunais e até o Presidente da República não é respeitada, esse país ou esses países não podem dar nem um passo e nem andar para frente e nem vai ser respeitada é o que nos acontece.

Todas as ordens virão sempre de baixo para cima e do exterior ou dos manobradores que aproveitam as oportunidades é o que está sempre acontecer no nosso país a quase cinquenta (50) anos.

 Vejamos banalização do estado, das pessoas das instituições e das pessoas que estão em frente desses instituições e como Eles são tratadas e até os órgãos da soberania nacional – O Alto Magistrado da Nação o Presidente da República, por inerência do cargo também é Comante em Chefe das Forças Armadas, Presidente da Assembleia da República segundo figura do estado, o primeiro-ministro e nem são acatadas as ordens dos tribunais os protagonistas estão fazer esforços e a força, pedir os financiamentos vindo dos impostos, receitas e recursos dos outros países para o recenseamento e depois realizar as eleições, sem fazer trabalho de casa – Caros compatriotas (Nada cai no Céu, nada Solo e nem nada está Mar), que vai servir a sociedade - Ela são as (Pessoas) sem intervenção das pessoas que trabalho seriedade e responsabilidade.

Não há verdade absoluta, a sim possibilidade da realidade, mas temos que ser realistas no nosso País RGB - Não tem meios ou não tem nada, não é verdade, Eles os nossos políticos ou os nossos governantes de sempre, porque sempre, são as mesmas caras e do mesmo partido o (PAIGC) e arranjarem sempre grupinhos de amigos Eles (Agente no PAIGC e não Agente do PAIGC), é que estão destruir ou estragar o partido, complicar a sociedade guineense e atrasar o nosso país (RGB), que significa hipotecar os nossos jovens - vejamos já estamos no fim de primeiro período das aulas no pais inteiro de (Lês - a – lês) sem aulas para todos alunos das escolas publicas. Culpados os mesmos PAIGC e os seus grupinho de sempre e amigos, Eles (as) é que estão sempre nos lugares de destaque (Governo Central) ou em tudo e Eles (as) é que reclamam e fazem a guerra entre Eles (as). Porque não entendem na divisão dos:

 (Recursos e todas as receitas do estado) porque uns tem muito com a sua família e amigo e outros não têm nada ou têm pouco e querem mais e não foram dados fazem – Barrulho, zangam-se saem ou são expulsos do PAIGC inimigo número um (1) do povo e amigos da Guiné – Bissau.

Eles (as) é que estão no governo o PAIGC - Não têm soluções para a sociedade e país, são Obstáculos para as pessoas e do nosso país (RGB) e impedem desenvolvimento da sociedade, sociedade são pessoas e do país.

O PAIGC está fazer outra vez as manobras e tudo por tudo e tentar ganhar outra vez as eleições para fazer o quê com a vitória?

Eles Agente no PAIGC - Esqueceram-se, se esta vier ser realizadas seriam a (X legislatura e nenhum chegos ao fim). Todas, mas todas ganhas pelo PAIGC (menos um), que o PRS ganhou e também soube aproveitar as oportunidades que o povo ou eleitores guineenses lhes deram, os mesmos protagonistas estão construir ou arranjar os aliados e amigos de ocasião e todos nós sabemos nunca duram e nem dão certos e quem paga tudo são sempre os mesmos o (Povo e amigos da Guiné – Bissau e o País).

 PAIGC tem antenas instaladas dentro e fora da porta, nos lugares de destaque que defendem o partido com unhas e dentes (Agente no Partido e não Agente do Partido (PAIGC) propriamente ditos (as).

Sociedade guineense em particular os políticos e em especial os líderes dos partidos e movimentos políticos que cuidem com manobras dilatórias que os Agente no PAIGC estão a fazer? – Eles não são do Partido.

São agente no PAIGC – Eles não são do PAIGC?!...

O que fazer com Eles, ou com - Jaulas de Ferro instaladas no partido e no país? Se Eles têm os seus filhos, netos e muitos amigos instalados em todos os cantos do mundo Eles e Elas mesmo são maus entre Eles e são piores de que os lobos, porque os lobos não matam uns aos outros e nem comem uns aos outros.

Falta de entendimentos ou estratégias de oposições sérios que podiam juntar e afastarem o PAIGC na esfera do poder durante um bom tempo pelo menos no mínimo 15 ou 20 anos, para poderem por a sociedade e o pais em ordem, enquanto o PAIGC vão arrumando a casa (Partido) e depois venham para política.

O que é que se verifica? – Algumas pessoas ou partidos e movimentos políticos colaram no PAIGC para arranjarem os lugares e taxos, resolverem os seus problemas pessoais – Vejamos poucos meses para organizar as próximas eleições legislatura entraram no governo para aproveitarem. É ali é que – Eles ganham os seus taxos e alguns ficaram ricos ou têm tudo e mais algumas coisas deixam maiorias dos guineenses e o país na miséria – Guineenses automobilizados, trabalhadores sérios, dentro e fora da porta com boca aberta, mãos atadas, e perplexos sem nada o que fazer? – Não podemos cruzar os braços, temos que falar em voz alta e bom-tom e dar a voz quem não tem ou os que têm voz até bom, mas têm medo de falar, ouvir as pessoas, ler e escrever é o que faço.

Desta vez estão todos identificados para culpabilizar, se acontecer alguma coisa de mal, com CEDEAO a cabeça, temos que recorrer verdadeiros países amigos e algumas organizações para nos ajudar, mesmo dentro de CEDEAO, a países que vão nos ajudar mas atenção, ajuda só por si não resolvem os nossos problemas ou nunca resolvem os problemas de ninguém e nem de qualquer país no mundo – Temos que fazer qualquer coisa (Trabalhar com seriedade)?!...

Vejamos o governo de gestão, alias não é governo de gestão é o governo de arranjos com ajuda da CEDEAO com as missão específica fazer o recenseamento e organizar as eleições e estão a trabalhar como os militares que fizeram o golpe de estado e governar o país com mão de ferro, por um tempo inderminado sem pensar em nada e respeitar nada (Constituição, leis e partidos políticos), é grave e muito grave, tomem cuidado?! Não são eleitos e nem são mandatados para fazer o que estão a fazer! Quais são os culpados – São os mesmos, políticos corruptos. Sem ideias, sem propostas e sem projectos médio e longo prazo para a sociedade e o nosso país (RGB), só têm projectos para resolverem os seus problemas pessoais, familiares e dos seus amigos.

Todos Nós Guineenses e amigos da Guiné – Bissau, temos que levantar e dizer Basta com B Grande (Gritos de Socorro) – São de Mais. 

PAIGC que deixam de manobras - Primeiro vocês têm que arrumar a vossa casa o vosso (Partido) e bem, sentarem e falarem olhos nos olhos como irmãos (ãs) – criarem confiança entre vocês o nível da confiança está muito baixa e só depois é que podem reclamar qualquer coisa, na sociedade guineense e no nosso país (RGB) – Estão a pedir continuação, acabamento do recenseamento, as eleições e a vitória para fazer quê?

Todas as pessoas ou (Responsáveis) do processo de recenseamento, os que vão organizar as eleições e do governo atual, tudo, mas tudo está ser dirigidas pelo PAIGC – Eles devia fazer o esforça para ninguém não ficar fora e muitas gentes não estão recenseadas dentro e fora da porta – Têm que ignorar os recados vinda de fora e aceitarmos todos os sacrifícios necessários, ele faz parte da vida – se queremos que o futuro ou dia de amanhã seja melhor de que o dia de hoje e tirar a sociedade guineense e o país na misérias - Temos que aceitar todos os sacrifícios necessários.

Quero dizer- Temos que trabalhar com seriedade e corrigir os erros, o que está mal e melhor o que está bem, não são difícil fazer as coisas boas, basta ter a fê e a coragem são questões políticas, de vontade, paciência, responsabilidade e da confiança. 

Na Diásporas - mais de que noventa por centos (90%) ainda não foram recenseadas - Esses que não foram recenseados ficam fora do processo?

Vejam fizeram o calcula de 5.468 pontocial eleitores em Portugal – Onde é que os manipuladores foram ou saíram com esses números – Fazem recenseamento séria e depois marcam as eleições e organizem bem as eleições (Nós Guineenses dentro e fora da porta queremos as eleições).

Recenseamentos e eleições com participações de todos - Livres, limpos, pacíficos, transparentes, aceitáveis e reconhecidas (Dentro e fora)

Cuidado - Estão no mau caminho, o que nasce torto, dificilmente directa.

No nosso mundo há falhas e erros a mais – Quem trabalha pode falhar e cometer erros, mas no nosso mundo há falhas a mais e princípios a menos, erros e falhas cometidas no nosso país RGB, muitos podiam ser evitadas e não fora. Porquê? Os nossos políticos e os intelectuais de meias tigelas que nunca trabalharam, saíram nos bancos da escola, com encunhas e entraram directamente para – Governo, embaixadores, directores, chefes de repartições, presidentes de algumas instituições, formaram partidos políticos e até alguns já queriam ser Presidente da República e muitos nunca trabalharam nas suas áreas de formação Eles é que podem responder as perguntas que eu formulei.

Faltas, falhas e erros que apontei em cima quando há é porque - Alguém fez as coisas que não devia fazer, alguém faltou a verdade, alguém faltou o serviço e não devia faltar, alguém falhou, alguém não cumpriu as suas obrigações ou alguém não assumiu as suas responsabilidades.

Soluções é cortar o mal por raízes esses arrogantes – todos nós cada um tem que cumprir as suas obrigações, isto é trabalhar com a seriedade, responsabilidade e transparência e cada macaco no seu ramo, é só assim é que podemos reduzir as falhas, erros e marchar para frente.

Aliás todos os seres humanos nasceram nuas sem nada no corpo, todos mas todos nascemos assim, mas encontramos muitas coisas no mundo é porque alguém trabalhou. Qual é o nosso direito? Deixo a pergunta.

Volto para o título do artigo nº 11 - 2018 - Nada cai no Céu nada sai no Solo e nem nada está no Mar - Sem intervenção do ser vivo mais inteligente do mundo o ser humano. Como é possíveis essas falhas e esses erros todos, quase em todo mundo com a sociedade ou melhor com as pessoas, esmagadores maiorias a sofrer? Vejam o nosso país RGB as pessoas que não tinham nada e nunca trabalharam, não têm as heranças  e nem formaram as suas próprias empresas, como é que entram no governo ou no serviço do estado seis (6) ou um ano mais ou menos ou melhor emm pouco tempo eles ficam quase rico ou têm tudo.

São preciso investiga-los? É só pedir as provas, se não apresentar, então o estado tinha que confiscar os bens obtidos ilegalmente e ainda por cima metê-los na prisão se cometerem crimes nos seus mandatos - porque subtrairiam ou roubaram o dinheiro do país e o Povo.

Se nada cai no Céu tirando chuva, neve em forma de gelo, nada sai no Solo e nem nada está no Mar, tirando natureza – Tudo o que vemos são trabalho sério e da responsabilidade dos homens e mulheres honestos (as), que significa para ganharmos alguma coisa na vida, são necessários sacrifícios ou trabalhar com seriedade, dedicação e responsabilidade.

O poder – Os poderes são valores incalculáveis e deviam ser partilhadas, não são absolutas e nem são internas e temos que pôr nas nossas cabeças que hoje podemos estar lá em cima sentados e bem e amanhã podemos estar cá em baixo e em pé é assim dita a nossa:

Vida, o nosso destino, a nossa sorte e o mundo, quem não percebeu isso, então, ainda não percebeu nada no mundo de hoje. –

Se virmos o cágado em cima de uma árvore é porque alguém pus lá.

Desgraça que vemos no mundo, são resultados de – ilusão, ganância, abuso de poder e da desconfiança - onde reinam desconfianças, ninguém ouve ninguém, ninguém respeita ninguém, ninguém manda em ninguém, ninguém tem as razões, não há entendimentos e onde não há entendimentos, não há unidade e então não há confiança que significa não há desenvolvimento da sociedade (Pessoas) e do país. O que podemos fazer? Não sei responder as curiosidades ou perguntas formuladas.

São os políticos e governantes é que podem responder as perguntas.

Nunca são dadas nada nas bandejas sem sacrifícios, a luta ou trabalho sério com responsabilidade, tudo o que temos e vimos de bom são trabalho sério dos homens e mulheres e tem os cultos incalculáveis ou foram financiadas por pessoas sérios e trabalhadores.

 Vejamos - Independência, autonomia, democracia, liberdade, direitos, cidadania, e igualdade – Esse último é um processo, está ser trabalhada, todos nós temos que dar as nossas contribuições, mas é preciso sermos realistas igualdade de um por um é só quando formos todo (Filhos de Deus), que é muito difícil ou impossível. Porquê? Porque nada cai no Céu, nada sai no Solo e nem nada está no Mar – o que temos hoje no mundo tudo o que vemos, sem as nossas intervenções, intervenções dos Homens e Mulheres - (Trabalho sério com a responsabilidade) – Sem mentiras, sem truques, sem ambição, sem manipulações, sem aproveitamentos, sem encunhas, sem calculismo político, tudo mas tudo foram conseguido com trabalho sério, limpo e a verdade.

Desenvolvimento da sociedade, do país, respeito, reconhecimento e a confiança vem dos nossos comportamentos, da nossa luta permanente, responsabilidade e trabalho sério.

Abusos de poder, de confiança, ambição pessoal, manipulação de opinião pública, prepotência, ditaduras, mentiras, nepotismo, criminalidade, corrupção, tráficos de seres humanos, de drogas, de armas, lavagem de dinheiro (capital) – tudo isso juntando apoio a migração ilegal, fanatismo logo vem o (Terrorismo) e de todos os males ou melhor – Todos os males que afectam a sociedade e a sociedade são as (Pessoas) não são selvas.

Tudo isso faz retenção e obrigam - Fugas de Cérebro, desemprego, conflitos de interesses e sociais, pobreza, violência, candidatos de asilos forçados, migrações selvagens (Esses fazem trabalho sujos, dura, mal pagos e sem direitos a nada) – Tudo isso é que traz pobreza, traficantes de todos os males, a guerra suja e de mentiras que estão a matar milhares e milhares de pessoas em todo mundo, na guerra ninguém ganha nada – Nós todos, perdemos e devemos fazer o possível para evitar principalmente a guerra, mas as vezes é preciso ou são necessário utilizar a força, fazer a guerra, para repor a ordem, disciplina, abuso de poder, tranquilidade pública ou acabar com a própria guerra. Algumas pessoas não sabem que é que é o poder? O que é disciplina? O que é responsabilidade? E o que é solidariedade? É o mal que temos na nossa sociedade e na nossa planeta. O que fazer? Algumas pessoas têm as dificuldades de responder eu Não.

 Resposta é - Lutar, lutar, lutar e trabalhar, trabalhar e trabalhar sempre, com seriedade vejamos exemplo vivo – Nos EUA, quando Barak Obama nasceu os negros americanos não votavam e Ele não só pode votar como foi votado e ganhou as eleições primária do seu partido e presidências dos EUA e foi primeiro negro a dirigir grande Nação (EUA).

Mas temos que usar todos os meios ao nosso alcance, trabalhar e trabalhar - lutar e lutar e não desistir – desistir são sinais forte de fraqueza a finalidade da luta e do trabalho – são para tentar reduzir chaga social que estão a afectar a humanidade ou sociedade, que são as (Pessoas), não são as selvas – (Temos que reduzir os corruptos, manipuladores de opinião pública e arrogantes).

Qualquer que seja o ser humano na nossa planeta, que trabalha com a seriedade e responsabilidade devia ter o mínimo dos mínimos indispensável para viver com a sua família e não para sobreviver!

Temos a comidas, roupa, casas e o dinheiro que chegam para todos os seres humano no mundo até sobram e vejamos:

Muitos querem comer e não têm comidas e passam fomes, roupas alguns não têm para vestir, casa, muitas famílias não têm e dormem na rua, e o dinheiro há que chegam para todos e alguns não têm e nem vinte (20) cêntimos para comprar uma carcaça para comer ou para dar a família em casa, pior de tudo as pessoas com famílias em casa, com as crianças e mulheres drávidas entra nas estatísticas das misérias.

Pior de tudo maioria dos causadores de todos esses misérias falam de:

Democracia, liberdade e direitos humanos - Eles não têm direitos de falar ou utilizar essas palavras é crime quando utilizam.

Como é possível? Se temos tudo que chegam até sobram, continuarmos ter e ver essas misérias na nossa planeta e no pleno século XXI.

Malam Gomes - Cidadão Comum Pró – Activo Automobilizado

Sem comentários:

Enviar um comentário