quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

«BÊS-MOONHA» JAPÃO APOIA COM UM MILHÃO DE DÓLARES CICLO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU

Embaixador do Japão para a Guiné-Bissau, Tatsuo Arai

O embaixador do Japão para a Guiné-Bissau, Tatsuo Arai, entregou hoje ao Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) um milhão de dólares (cerca de 877 mil euros) para apoiar as eleições legislativas e presidenciais no país.

A contribuição do Japão vai integrar o Fundo Comum de Apoio ao Ciclo Eleitoral, que é gerido pelo PNUD, refere uma nota à imprensa da agência das Nações Unidas.

Durante a cerimónia, que decorreu nas instalações do PNUD em Bissau, o embaixador japonês salientou que o dinheiro vai contribuir para fornecer material e equipamento necessário para as eleições, incluindo urnas e despesas relacionados com a remuneração de assessores técnicos.

O representante do PNUD na Guiné-Bissau, David McLachlan-Karr, pediu a todos os atores envolvidos no processo eleitoral para concentrarem esforços nas operações para a realização de eleições, sublinhando que o processo de recenseamento eleitoral está na sua fase final.

Presentes na cerimónia estiveram também a ministra da Administração Territorial guineense, Ester Fernandes, e o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambu.

Em 2019 vão realizar-se na Guiné-Bissau eleições legislativas e presidenciais, ainda sem data marcada.

As eleições legislativas estiveram marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras levaram ao atraso do início do recenseamento eleitoral, que obrigou ao adiamento do escrutínio para 2019.

O ciclo eleitoral na Guiné-Bissau, legislativas e presidenciais, está orçado 7,6 milhões de dólares e contaram com o apoio financeiro de vários países e organizações internacionais.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário