quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Ministro defende metas realistas e orçamento responsável para a INACEP


Radio TV Bantaba
O ministro da Comunicação Social, Abduramane Turé, defendeu esta quinta-feira, 29 de outubro de 2026, uma avaliação rigorosa da capacidade de execução financeira antes da assunção de novos compromissos pelo Estado.

Na abertura do Retiro de Planificação das Atividades da INACEP para 2027, o governante afirmou que o planeamento deve assentar em prioridades claras, objetivos realistas e recursos compatíveis com a capacidade financeira da instituição.

Os trabalhos, que decorrem durante dois dias sob o lema “Planificação para o reposicionamento da INACEP como serviço nacional de segurança documental do Estado”, visam definir o plano de atividades e o orçamento do próximo ano.

Turé sublinhou que um plano eficaz deve resultar de um diagnóstico realista, identificar desafios, estabelecer prioridades e incluir indicadores que permitam medir os resultados. Destacou ainda como áreas prioritárias a modernização tecnológica, a transformação digital, o reforço da capacidade operacional e a valorização dos recursos humanos.

O ministro apelou à adoção de soluções concretas para os problemas identificados, defendendo um documento de planeamento financeiramente sustentável e exequível.

Por sua vez, o diretor-geral da INACEP, Lemes Monteiro, anunciou que o retiro culminará com a elaboração do plano de atividades e do orçamento para 2027. Reconheceu os desafios enfrentados pela instituição e apontou como prioridade a regularização da situação de funcionários em idade de reforma através do mecanismo da segurança social.

Por: Carolina Djeme
odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário