O enviado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Cheikh Niang, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (26.10) com os partidos políticos e organizações da sociedade civil guineense, para a busca da solução para a crise política na Guiné-Bissau.
É a primeira vez que um enviado da CEDEAO se reuniu com os partidos políticos e organizações da sociedade civil, desde o golpe de Estado de 26 de novembro de 2025, que impediu a divulgação dos resultados das eleições legislativas e presidenciais realizadas no país nesse ano.
Após os encontros separados com o enviado da CEDEAO, nenhum representante dos partidos prestou declarações aos jornalistas que aguardavam o término das audiências.
Entre várias formações políticas que se fizeram representar no encontro com Cheikh Niang, está o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), as duas alas do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), as duas alas do Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG).
Na parte da manhã, Cheikh Niang tinha reunido com o Presidente de Transição, Horta Inta-a, com chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Tomás Djassi, e com Ilídio Vieira Té, primeiro-ministro do Governação de Transição.
A Guiné-Bissau tem eleições gerais marcadas para 6 de dezembro próximo, mas sabe-se que a data não é exequível, faltando agora a oficialização do adiamento do escrutínio.
Sem comentários:
Enviar um comentário