quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Campanha eleitoral para as presidenciais arranca hoje em Cabo Verde

Palácio do Povo, cidade de Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde. © Neidy Ribeiro


Em Cabo Verde, a campanha para as eleições presidenciais de 15 de Novembro arrancou hoje. Seis candidatos disputam a chefia do Estado e vão percorrer o país e a diáspora ao longo dos próximos 16 dias.

Desde as primeiras horas do dia, os seis aspirantes ao Palácio Presidencial estão no terreno em busca do voto dos mais de 426 mil eleitores inscritos, dos quais cerca de 77 mil residem na diáspora.

Estes dados, actualizados em Setembro, mantêm-se ainda sujeitos a correcções. A Comissão Nacional de Eleições aguarda a todo o momento a publicação do edital da Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, que apresentará os números definitivos para a votação de 15 de Novembro.

A presidente da Comissão Nacional de Eleições, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, apela a uma campanha cívica, transparente e focada no debate construtivo de ideias

“Apelar a uma campanha marcada pelo respeito, pela elevação e pelo sentido de responsabilidade. A Comissão Nacional de Eleições acredita que uma campanha onde prevaleçam ideias, o diálogo e o interesse nacional é a única forma de campanha que poderá atender às elevadas expectativas do povo cabo-verdiano no território nacional e na diáspora” afirmou.

Concorrem às eleições presidenciais José Maria Neves, Presidente da República e candidato a um segundo mandato, apoiado pelo PAICV. A ex-ministra da Justiça, Joana Rosa, que conta com o apoio do MpD. O Juiz, Antero Tavares, o professor e desportista, Loisito Sousa, o médico cirurgião, Gilson Alves e o jurista, Casimiro de Pina.

Por: Odair Santos
rfi.fr/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário