sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Associação Ajude à Guiné-Bissau, em Matosinhos, oferece um contentor de 40 pés, cheio de mobiliário para o Liceu Quemo Mané, em Mansoa, Guiné-Bissau- 30/01/2025



https://www.youtube.com/watch?v=-8nC_c22QDM



















O Coordenador do MADEM-G15, Braima Camará, sempre junto do seu povo, neste momento encontra se em Geba e está sempre atento às necessidades dos ouros . Ontem, acompanhado pela família e amigos, fizeram o “lançamento de pedra “ para construção de uma pequena escola, que até hoje estava coberta com folhas de bananeira. Bá di povo, como é conhecido, reconhecendo a grande necessidade da educação para os pequenos estudantes, deu início a esta nova empreitada que irá ajudar muito aos meninos de Gambás, em Geba .






CABAS KU BRAIMA DANO É CABAS KANA QUEBRA,

Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau (OAGB) faz explicação jurídica e interpretação das leis do país, sobre o término do mandato do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. O Bastonário deixa clara a posição da organização que dirige, em relação ao assunto do momento.

 

Grande Porto, Eng. Nuno Cardoso é candidato independente à Câmara do Porto

Por JPN 16:08 - 29 Janeiro, 2025

Presidente da Câmara do Porto entre 1999 e 2001 e candidato em 2013, Nuno Cardoso encabeça nova candidatura, como independente, às próximas Eleições Autárquicas.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto, Nuno Cardoso, vai ser candidato independente à presidência da autarquia nas eleições do próximo outono. A apresentação formal da candidatura está marcada para sexta-feira (31), na Cooperativa Árvore, de acordo com um comunicado enviado hoje (29) às redações pela associação “Pensar o Porto”, que apoia a candidatura.

Nuno Cardoso esteve à frente da Câmara do Porto entre 1999 e 2001. Foi escolhido, na altura, para substituir Fernando Gomes, que deixou a autarquia portuense nesse ano para ser ministro da Administração Interna. Nas eleições de 2001, o candidato do Partido Socialista foi Fernando Gomes, mas o vencedor, a grande surpresa da noite eleitoral, foi Rui Rio, do PSD, que pôs termo a 11 anos de governação socialista. Rio seria presidente até 2013.

Nesse ano, Nuno Cardoso voltou a ser candidato, como independente, mas saiu das urnas com apenas 1,08% dos votos. Em 2021, chegou a mostrar-se disponível para ser candidato à autarquia, mas não chegou a ir às urnas. Agora, com Rui Moreira em final de ciclo, o antigo edil da cidade volta a ser candidato.

Com Nuno Cardoso, são já três os candidatos confirmados para a corrida autárquica no Porto: Manuel Pizarro vai ser o candidato do Partido Socialista e Diana Ferreira será a candidata da CDU.

Conosaba/jpn.up.pt/

Organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas na Guiné-Bissau, no quadro da celebração do dia Mundial das zonas húmidas, que se assina lá em 02 de Fevereiro a "ODZH" realiza debate com diferentes organizações nacionais...

 

Chade: tropas francesas abandonam definitivamente o Chade

 

Soldados da infantaria francesa no Chade. AFP PHOTO / PASCAL GUYOT

O exército francês devolveu, esta quinta-feira, a sua última base militar no Sahel, ao exército do Chade. A informação foi confirmada por fontes militares dos dois países.

É o fim da presença militar francesa na região do Sahel e, de forma mais geral, o fim da influência de França nesta região de África. O campo de Kossei, último reduto francês no Chade, foi entregue, esta quinta-feira, ao país. Os soldados franceses e também o equipamento militar foram transferidos para França, deu conta o porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, o coronel Guillaum Vernet, em Paris.

Foi no final de novembro de 2022 que o Chade, onde permaneciam estacionados mil militares franceses, anunciou a sua decisão de romper os acordos militares firmados com França. O país chegou a ter até 5 mil soldados no Chade, como parte da operação Barkhane, que terminou no final de 2022 e tinha como objectivo combater o jihadismo na região, principalmente os grupos Al-Qaeda e Estado Islâmico.

Anos antes desta retirada, as relações entre França e alguns países do Sahel tornaram-se tensas, com vários governos locais a alegar que França não estava a ser eficiente na contenção do terrorismo, acusando ainda o país de interferir na soberania nacional destes países.

Desde 2022, quatro outras antigas colónias francesas (o Níger, o Mali, a República Centro-Africana e o Burkina Faso) ordenaram que Paris retirasse o seu exército destes respectivos países.

Conosaba/rfi.fr/pt/

União Europeia aponta irregularidades nas eleições gerais de Moçambique

 


União Europeia aponta irregularidades nas eleições gerais de Moçambique. © Carina Branco/RFI

Maputo – A missão de observação eleitoral da União Europeia concluiu que houve irregularidades a afectar a credibilidade dos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro em Moçambique. O relatório final, com 18 recomendações, destaca problemas como a falta de credibilidade do recenseamento eleitoral, a falta de transparência na contagem e apuramento dos votos, e episódios de violência pós-eleitoral. A missão espera que o relatório contribua para a futura reforma eleitoral do país.

A missão de observação eleitoral da União Europeia concluiu que diversas irregularidades comprometeram a credibilidade dos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro em Moçambique. O relatório final, que inclui recomendações para o aprimoramento do processo eleitoral, foi entregue ao Presidente da República, Daniel Chapo, e outras entidades envolvidas no processo. A versão completa do relatório vai ser divulgada à imprensa esta sexta-feira.

Num comunicado oficial, a chefe da missão da União Europeia em Moçambique, Laura Ballarin, apresentou as conclusões do trabalho realizado antes, durante e após as eleições.

A missão identificou uma série de falhas que, segundo o relatório, afectam a integridade do processo eleitoral. Entre as principais preocupações estão a falta de credibilidade no recenseamento eleitoral, a ausência de transparência nas fases de contagem e apuramento dos votos, além dos episódios de violência ocorridos após o pleito, que foram veementemente condenados pela missão.

O relatório propõe 18 recomendações, com o objectivo de fortalecer e melhorar os processos eleitorais futuros no país.

Entregamos este relatório às autoridades moçambicanas e aos actores políticos, com a esperança de que ele sirva como base para as discussões em curso e, especialmente, contribua para a reforma eleitoral.

A missão União Europeia em Moçambique contou com a presença de 176 observadores nas eleições gerais de 9 de Outubro, acompanhando de perto o desenvolvimento do processo eleitoral em todo o país.

Por: Orfeu Lisboa
Conosaba/rfi.fr/pt/

Luanda, 27 jan 2025 (Lusa) – As autoridades angolanas prosseguem a investigação de uma megafraude envolvendo o desvio de sete mil milhões de kwanzas (7,3 milhões de euros) por funcionários do fisco, um deles fugido para Portugal, revelou hoje fonte do serviço de investigação.

Segundo a Administração Geral Tributária (AGT), deste processo de investigação relacionado com irregularidades identificadas no sistema de pagamento de impostos, resultou até agora a detenção de dois funcionários tributários, um do Gabinete de Tecnologias de Informação e outro da Direção de Cadastro e Arrecadação de Receitas.

Em declarações à Lusa, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, adiantou que há mais funcionários do Estado envolvidos e que as autoridades angolanas prosseguem a investigação.

“O SIC está em diligências, claramente nem todos devem estar em território nacional”, afirmou, acrescentando que os suspeitos fugiram para Portugal e países africanos.

“Já acionámos os nossos mecanismos próprios para lidar com os que fugiram para Portugal e outros países africanos”, salientou, sem precisar o número de foragidos, já que “o processo está a desenrolar-se e vão surgindo dados novos”.

A imprensa angolana, que cita o SIC, afirma que durante uma operação realizada nas casas dos acusados foram apreendidos 301 mil dólares (cerca de 287 mil euros), 66 milhões de kwanzas (69 mil euros) e 4.860 rands sul-africanos (246 euros), bem como viaturas de luxo.

Os dois detidos são acusados de associação criminosa, acesso ilegítimo a sistema de informação e sabotagem informática.

Os funcionários tributários usavam de forma ilegitima os sistemas da AGT o que lhes permitiu realizar cerca de 1.500 operações fraudulentas, resultando num prejuízo de sete mil milhões de kwanzas (cerca de 7,3 milhões de euros ao cambio atual).

A AGT informou que todas as notas de liquidação que foram objeto de fraude estão devidamente identificadas e reportadas aos órgãos competentes para tratamento criminal, pelo que os contribuintes que se encontram nesta situação serão notificados para o pagamento dos respetivos impostos.

Conosaba/Lusa

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Braima Camara, conhecido no campo político, pelo "Bá di Povo" a convite da Direção da Escola de Secção de Gã Bass Sector de Ganadú, Região de Bafata, manteve um encontro com Direção e Estudantes daquela unidade Escolar.

 

Braima Camara, na sua breve intervenção enalteceu importância da Educação como instrumento primordial para faculdade dum homem.
Ba di Povo, disse estar consciente das dificuldades de um estudante, sobretudo quando o mesmo veio duma família pobre, porque também é com mesmo sacrifício que próprio ele frequentou quando estudava naquele estabelecimento de Ensino básico bibliotecas complementar.
Coordenador Nacional de Madem-G15, prontificou a conceder bolsas de Estudos para os alunos bem sucedidos, no qual ele mesmo fará parte da comissão de avaliação, consequentemente abertura de uma sala de informática para estudantes daquela unidade escolar.
Também Bá di Pov, rematou a intervenção com consciência tranquila, e disposto a contribuir para bem estar do país na basse do respeito a Constituição da República e demais leis da República da Guiné-Bissau.












Partido Centro Democrático insta Embaló a se distanciar de ações inconstitucionais.

A Direção Superior do Partido Centro Democrático (CD) aconselha o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a se afastar de questões inconstitucionais.

Lançado em Bissau o projeto "Linha de Saúde 24h", para o reforço da disponibilidade e proximidade dos serviços de saúde à população guineense. A iniciativa é do Ministério da Saúde Pública e visa também no encaminhamento dos casos em todo território nacional.

 

Por CFM

Data: 30. 01. 2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

Guiné-Bissau - Encontrado corpo de mulher no "Porto de Rampa"


O corpo de uma mulher que aparenta ter cerca de 30 anos foi encontrado no início da tarde desta quinta-feira (30.01), no "Porto de Rampa", na zona das Alfândegas, em Bissau, disse à Capital FM uma fonte da Guarda Nacional (GN) que está a acompanhar o caso.

A vítima ainda não foi identificada nem os seus familiares, mas os bombeiros e a Polícia Judiciária (PJ) estão no local para recolher informações sobre o que terá acontecido com a mulher.

A CFM também não conseguiu apurar as causas da morte, mas sabe-se que o corpo terá sido arrastado pelas águas, para uma zona em que acabou por ser visto pelas pessoas, que chamaram as autoridades.

"Não se sabe se foi um homicídio ou naufrágio de piroga", disse a fonte da Guarda Nacional.

Conselheiro do Presidente Barrow reage ao anúncio do regresso de Yahya Jammeh à Gâmbia

“Goste ou não, pela graça de Alá, eu estou a voltar”, declarou o ex-presidente gambiano Yahya Jammeh numa mensagem de áudio enviada via WhatsApp aos seus apoiantes na semana passada.

O antigo homem forte de Banjul pretende, assim, regressar ao seu país, apesar das ameaças de processos judiciais que pendem sobre ele devido a alegados crimes cometidos durante os seus 22 anos no poder neste pequeno país da África Ocidental.

O anúncio de Yahya Jammeh não passou despercebido entre os atores políticos da Gâmbia.

“Jammeh não vai regressar a lado nenhum”

Recentemente, o conselheiro do Presidente Adama Barrow e líder do Partido da Gâmbia para a Democracia e o Progresso (GPDP) apelou aos seus compatriotas para não confiarem nas palavras do ex-chefe de Estado.

“Aqueles que têm medo do regresso de Jammeh devem saber que Jammeh não vai regressar a lado nenhum”, afirmou Henry Gomez. No entanto, advertiu que o ex-líder, natural de Kanilai, será automaticamente detido caso ponha os pés em solo gambiano.

“Se Jammeh regressar, será capturado e levado à justiça… Os gambianos não devem alimentar a ideia de reintroduzir Jammeh no nosso sistema político. Ele faz parte do passado”, disse Gomez, recordando a “violência e coerção” que marcaram o seu governo: “Tudo o que Yahya Jammeh conhece são armas e força bruta.”

Por fim, Henry Gomez exortou os gambianos a concentrarem-se nos desafios urgentes do país, como o desemprego juvenil e a inflação, em vez de darem importância às declarações do antigo líder.

Fonte: Seneweb

Lula da Silva promete reciprocidade se Trump impuser tarifas a produtos do Brasil



São Paulo, 30 jan 2025 (Lusa) – O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que aplicará o princípio da reciprocidade se o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor tarifas aos produtos brasileiros.

"É muito simples. Se ele tributar os produtos brasileiros haverá reciprocidade no Brasil na hora de tributar os produtos que são importados dos Estados Unidos", disse Lula da Silva numa conferência de imprensa.

O Presidente brasileiro tem evitado entrar em atrito com o Presidente dos Estados Unidos e, depois desta afirmação, reforçou que o seu país deseja manter “uma relação de um Estado soberano contra Estado soberano” com o Governo norte-americano.

“Trump foi eleito para governar os Estados Unidos. Na carta [que enviei] para ele disse que espero que ele tenha uma boa governança nos Estados Unidos. Fui eleito para governar o Brasil. Quero respeitar os Estados Unidos e quero que Trump respeite o Brasil”, afirmou Lula da Silva.

“Da minha parte, o que quero é melhorar a relação com os Estados Unidos, exportar mais se for necessário, importar mais se for necessário, e manter a nossa relação [do Brasil com os Estados Unidos] que é de 200 anos”, acrescentou.

Nos últimos dias, o Presidente norte-americano disse publicamente que o Brasil é “um tremendo criador de tarifas” e acusou o país sul-americano, juntamente com a China e a Índia, de “querer prejudicar a economia dos Estados Unidos”.

O Presidente brasileiro afirmou que não se preocupa com o facto de Trump dizer que vai “brigar pela Groenlândia, vai brigar pelo Golfo do México, vai brigar pelo Canal do Panamá”, mas destacou que o líder norte-americano “tem que respeitar a soberania dos outros países”.

Lula da Silva também disse que ainda não conversou com Trump, mas lembrou que poderá encontrá-lo na próxima reunião do G7, caso seja convidado, ou durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

O Presidente brasileiro concluiu os seus comentários fazendo uma crítica à nova política externa dos Estados Unidos ao dizer que considerou as decisões de Trump de não cumprir o Acordo de Paris e de não participar da Organização Mundial da Saúde (OMS) “uma regressão da civilização humana”.

Conosaba/Lusa