Os dois ex-governantes guineenses detidos em dezembro do ano passado por suspeita de corrupção, Suleimane Seide, antigo ministro da economia e das Finanças, e o ex-Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, foram postos em liberdade esta sexta-feira, 12 de julho de 2024, mediante a apresentação de uma caução monetária de sessenta milhões de FCFA, cada.
“Confirmo a libertação dos dois ex-governantes mediante a apresentação de uma caução monetária de sessenta milhões de francos cfa, cada, fixada pelo juiz”, disse o advogado dos ex-governantes, Luís Vaz Martins, durante uma conversa telefónica, para confirmar a libertação dos seus clientes detidos em dezembro de 2023, por suspeitas de corrupção.
O advogado explicou que nenhum valor foi movimentado ainda para pagar a caução determinada pelo juiz, mas foi dada a garantia bancária que permitiu ao juiz de instrução criminal libertá-los.
Refira-se que os dois membros do governo da XIª legislatura foram detidos em dezembro de 2023, na sequência do caso de seis biliões de francos CFA pagos a 11 empresários guineenses, que teriam fornecido serviços ao governo deposto.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário