sexta-feira, 30 de junho de 2023

PR visita às obras do liceu francês, em Bissau ( antiga cimeira). 30/06/2023


Educação/“Liceu Francês Internacional vai abrir às portas no dia 4 de setembro de 2023”, afirma Embaixador da França na Guiné-Bissau


Um novo liceu francês internacional será aberto em Bissau em Setembro de 2023 no terreno da Cimeira dos Cinco. Inicialmente acolherá estudantes do jardim de infância à terceira classe, depois abrirá a segunda classe em 2024 e a primeira e última classe em 2025.Oferecerá ensino trilingue (francês, português, inglês) e visa obter a aprovação da AEFE em 2024.

Bissau, 30 jun 23 (ANG) – O Embaixador da França no país, Terence Willis afirmou que as portas do Liceu Francês Internacional, que funcionará na reabilitada antiga instalação da “Cimeira dos Cinco”, se vai abrir no dia 4 de setembro para receber alunos no próximo ano letivo, 2023/2024.
Terence Willis fez estas afirmações esta sexta-feira à saída do encontro com o Presidente da República, na qual, afirmou ainda que isso será possível devido a forte influência de Umaro Sissoco Embalo.
Aquele diplomata aproveitou a ocasião para felicitar o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e o governo pela forma como organizarem as eleições legislativas de 04 de junho que diz, foi um sucesso no país.
Felicitou ainda a Plataforma de Aliança Inclusiva (PAI-Terra Ranka) pela sua vitória nas eleições do passado 4 de junho, alargando a felicitação para o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) que lidera o atual governo.
Terense Willis salientou que estas eleições foram uma vitória para o actual Governo e MADEM-G15 em particular, porque foram eles que organizaram eleições de maneira transparente.
“Enquanto diplomatas aqui, estamos muito orgulhosos de mostrar os nossos colegas fora, de que a Guiné-Bissau é um verdadeiro modelo da democracia. Hoje a Guiné-Bissau deixou de fazer parte da lista dos países com problemas em África, principalmente nas organizações internacionais como as Nações Unidas”, disse.
Willis revelou que a Guiné-Bissau e a França têm uma diplomacia global, acrescentando que é sempre útil para França, saber qual é a posição da Guiné-Bissau e do Presidente Umaro Sissoco Embaló sobre assuntos regionais, da CEDEAO, UEMOA e também assuntos continentais e globais.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário