terça-feira, 27 de junho de 2023

Pescas/Conselho Directivo do Ministério considera de “falsas e infundadas”, as denúncias feitas pelo Presidente do Sindicato daquela instituição

Bissau,27 jun 23(ANG) – O Conselho Directivo do Ministério das Pescas, qualificou de “falsas e infundadas”, as denúncias feitas pelo Presidente do Sindicato dos Funcionários das pescas.

O Presidente do Sindicato dos Funcionários do Ministério das Pescas, Paulo da Silva, denunciou em entrevista concedida segunda-feira à ANG, denunciou a alegada admissão de mais de 60 funcionários naquela instituição sem obedecer os critérios exigidos pela lei.

Em conferência de imprensa realizada hoje em jeito de reação as referidas denúncias, o director geral da Pesca Artesanal e porta-voz do Conselho Directivo do Ministério das Pescas, disse que em nome da verdade e transparência na gestão da coisa pública em caso algum deve ser beliscado pela contra-informação ou aproveitamento político dos terceiros.

Anselmo Mendes adiantou que, a denúncia tem a ver com a preocupação das pessoas com as grandes realizações e conquistas inabaláveis do actual titular da pasta das pescas ao longo da sua governação e em continuar a promover um desenvolvimento sustentável no sector.

“Assim sendo, o Mnistério das Pescas, reuniu-se em Conselho Directivo extraordinário no dia 26 do corrente mês de junho, para analisar a falsa e infundada denuncia feita pelo Presidente do Sindicato dos funcionários do Ministério das Pescas”, disse.

Anselmo Mendes sublinhou que, para o efeito o Conselho Directivo do Ministério das Pescas considerou que as declarações do Presidente do Sindicato dos Funcionários das Pescas, lesam de forma flagrante o património do Estado e pondo em causa as boas realizações e o bom nome dos dirigentes daquela instituição.

Disse que, em relação a denúncia do elevado volume da massa salarial em consequencia da falta de controlo do processo selectivo da entrada dos funcionários no sistema, é bom questionar o Presidente do Sindicato sobre o seu contrato laboral com o Ministério, datado de 13 de abril de 2016.

Informou que, ele aufere mensalmente 200 mil francos CFA, como técnico do Gabinete Jurídico, quantia que triplica o ordenado de um técnico superior da Função Pública.

“Esta situação em concreto foi uma das razões da elevada massa salarial herdada pela actual direcção do Ministério e que ainda está a ser regularizada”, salientou.

No tocante as admissões e nomeações do pessoal após a implementação do despacho do primeiro ministro de 05 de outubro, sobre o controlo das despesas com impacto na massa salarial, acrescentou que é uma decisão do Governo que não pode ser violada.

Anselmo Mendes sublinhou que, em relação a cerca de 70 jovens residentes no país e na diáspora que apoiaram o Partido da Renovação Social durante a campanha eleitoral, o Ministério das Pescas só deu anuência a integração de 23 técnicos que haviam trabalhado como estagiário dos diferentes serviços naquela instituição.

Conosaba/ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário