sexta-feira, 23 de junho de 2023

Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em Bissau - 5 e 7 de Julho de 2023

 

Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em Bissau

No âmbito das comemorações da Proclamação da Independência de Cabo Verde, vão decorrer diversas iniciativas de cariz cultural, de 5 a 12 de julho, em Bissau. A exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” e uma mostra de cinema, ao longo de três sessões.


As iniciativas são organizadas pela Embaixada de Cabo Verde em Bissau, em parceria com a Câmara Municipal de Bissau, Camões - Centro Cultural Português em Bissau, Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e UCCLA. 

 

Com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente, a exposição “de Dentro e Fora”, que se divide em dois núcleos, será inaugurada no dia 5 de julho, às 18 horas, no Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, e no dia 7 de julho, às 18 horas, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, estando ambos os núcleos patentes ao público até ao dia 12 de julho.


Trata-se de uma reprodução e adaptação da exposição que decorreu em Lisboa - estabelecendo a relação entre os três países, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal - que irá promover os artistas cabo-verdianos além ilhas. A exposição integrará 32 artistas e 28 obras de diferentes técnicas, como áudio, escultura, fotografia, pintura, literatura, tapeçaria, entre outras.


Atendendo que, este ano, se assinala o cinquentenário do assassinato de Amílcar Cabral e, em 2024, o centenário do seu nascimento, será, também, produzido um apontamento de homenagem à personalidade no âmbito desta celebração.


Lista de artistas presentes - https://www.uccla.pt/sites/default/files/lista_de_artistas_exposicao_bissau.pdf


Paralelamente, decorrerá uma mostra de cinema, ao longo de três sessões na combinação de curtas e longas-metragens, a saber:

- 5 de julho, às 19 horas - Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen (Praça Che Guevara)

Longa-metragem “O Poeta da Ilha” (2022) de Júlio Silva, que conta com a presença do realizador.

Gravado nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, esta longa-metragem retrata a luta clandestina pela independência em Cabo Verde, procurando sensibilizar e preservar a memória para as gerações futuras;

- 7 de julho, às 19 horas - Camões - Centro Cultural Português em Bissau (Av. Cidade de Lisboa)


Longa-metragem “Cesária Évora” (2022) de Ana Sofia Fonseca

A “diva dos pés descalços”, a icónica Cesária Évora num documentário que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca explorada sobre a vida da cantora cabo-verdiana que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, foi capaz de superar todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta. Esta é a história de uma mulher negra, africana, com mais de cinquenta anos e vinda de um contexto pobre, cujo único sonho era ser livre;

- 12 de julho, às 19 horas - Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen (Praça Che Guevara)

Curta-metragem “Hora di Bai” (2016) de Samira Vera-Cruz

Curta-documentário sobre os rituais de despedida na Hora da Morte na ilha de Santiago, Cabo Verde. Foi exibido em festivais e mostras em Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Macau, Madagáscar, Moçambique, Polónia, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste;

Longa-metragem “Daniel e Daniela” (2022) de Sofia Pinto Coelho

Daniel e Daniela é a história de um pai que leva a filha numa viagem às suas origens. Ao sabor de surpresas e imprevistos, percorrem Cabo Verde, São Tomé e Guiné-Bissau, ambos guiados pela vontade de ver, conhecer e conversar. Entre risos, canções e livros, tudo o que irão encontrar pelo caminho é pretexto para mais uma história que entrelaça passado e presente, entre núbios, cartagineses e egípcios, escravatura e colonialismo, racismo e preconceito; tudo é matéria para mais uma lição de Filosofia, uma reflexão sobre a História de África ou os desafios do desenvolvimento. Daniel, de 83 anos, quer deixar à sua filha Daniela, de 12, conhecimento e pensamento crítico, preparando-a para o futuro com o coração cheio de esperança e liberdade. Afinal, nas palavras do próprio Daniel: “o maior investimento é o humano”.


A entrada é livre.


Exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”:


A exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” esteve patente ao público de 15 de novembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022, em dois locais da cidade de Lisboa - Centro Cultural de Cabo Verde e UCCLA. A exposição contou com a parceria da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, entre outros parceiros e apoios locais.


Teve como objetivo convidar o visitante a refletir sobre a condição transnacional dos artistas de Cabo Verde, um país onde a diáspora tem uma marcante e assinalável dimensão com repercussão inequívoca nas artes plásticas. Os autores, na sua produção artística, influenciam e são influenciados não apenas pelas suas raízes, mas também por todo o contexto dos novos países onde vivem ou viveram, pelos quais viajaram e onde produziram as suas obras.


Estiveram representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em sete diálogos improváveis - mar, música, literário, mulher, memória, natureza e têxtil -, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas. Com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente, esta exposição foi considerada a maior mostra das artes visuais desde a independência de Cabo Verde.


A intenção do curador é que a exposição seja alvo de itinerância e, com o convite endereçado pela Embaixada de Cabo Verde em Bissau, procedeu-se à realização da mesma por forma a assinalar a data da Proclamação da Independência de Cabo Verde.

otografias da exposição https://www.uccla.pt/exposicao-de-dentro-e-fora-coletiva-de-artistas-de-cabo-verde


Com os melhores cumprimentos,

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook | Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter | ISSUU | Sapo Vídeos



Sem comentários:

Enviar um comentário