quarta-feira, 21 de junho de 2023

“GOVERNO NÃO TEM DADOS QUANTITATIVOS PARA GERIR A EMIGRAÇÃO DE FORMA ORGANIZADA” – Diretor-geral das comunidades

O diretor-geral das comunidades, Braima Mané, admitiu que o governo não tem dados quantitativos que o permitam gerir a emigração de forma mais organizada e eficiente.

Braima Mané falava esta quarta-feira, 21 de junho do ano 2023, durante o lançamento do quarto estudo sobre o mapeamento das organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau e da diáspora, destacando que o estudo apresentado vai contribuir de forma positiva e eficiente na gestão da política de emigração.

Destacou as regiões de Bafatá, Gabu e Cacheu como zonas da Guiné-Bissau onde se nota mais investimentos dos emigrantes, mas as maiores dificuldades que enfrentam é nas alfândegas de Bissau

Reconheceu que as taxas de importação são mais caras no país, razão pela qual o governo, em conjunto com os parceiros, estão a criar iniciativas e de plataforma de envio de remessas mais acessíveis e atrativas e com menos taxas.

No seu discurso, anunciou que o executivo vai criar um cartão de emigrante para que possam começar a beneficiar das iniciativas do Estado, frisando que “o que está a enfraquecer algumas organizações da diáspora é a politização de vários setores e isso tem afetado a sua convivência”.

“O Estado criou uma estratégia de envolvimento da diáspora, aprovada no fórum dos emigrantes e já foi feita a revisão do estatuto da associação em 1986 e um código de investimento”, indicou.

Afirmou que os constrangimentos que acontecem na diáspora são devido à falta de informação, por isso o seu ministério vai integrar todos os Sites criados para ajudar as diásporas guineenses para o desenvolvimento do país.

Em representação da União Europeia, Fábio Longobardi transmitiu o compromisso dos 27 em continuar a apoiar as ações da sociedade civil não apenas com apoios diretos à população, nomeadamente as atividades económicas com mais potencial como também na agricultura, na reabilitação das vias rurais, nas infraestruturas para ter acesso ao mercado, acesso ao serviço de água e saneamento, na energia e no reforço do sistema de saúde.

Por: Noemi Nhanguan
Foto: N.N
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário